Especial Pan Am: o icônico Worldport no JFK

A nossa companhia aérea de fevereiro é a Pan Am. Traremos aqui no site matérias especiais sobre a emblemática empresa e a parte 1 de sua história poderá ser lida na seção AEROLINHAS de nossa próxima edição, assine aqui: FLAP INTERNATIONAL.

Inaugurado em maio de 1960, o Terminal 3 do Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, foi construído pela Pan American Airways e acabou ficando mais conhecido como Worldport ou também “Pan Am Terminal” ou Pan Am “Unit Terminal Building” (UTB). O icônico design com formato de um disco voador foi elaborado pelo arquiteto Walther Prokosch e foi desenhado para acompanhar a chegada da era a jato na companhia: em 1958, a Pan Am recebeu seu primeiro Boeing 707 (N711PA – Clipper America).

A arquitetura do local permitia que as aeronaves estacionassem debaixo do teto do terminal, melhorando assim a experiência do passageiro principalmente em dias chuvosos, mesmo com o embarque e desembarque sendo realizado por escadas ou pontes descobertas.

“Uma tentativa genuína de responder aos problemas relacionados com todos os tipos de condições meteorológicas nas conexões com os aviões”

The American Institute of Architects (AIA)

Em 1971, o terminal passou por mudanças e foi ampliado, agora para poder acomodar os Boeing 747 que chegavam para a companhia. Ele foi também oficialmente renomeado como “Pan Am Worldport” e era o então maior terminal no mundo operado por uma companhia aérea.

Foto: Arquivo Flap

A inauguração da nova área foi festiva: cem músicos e dançarinos de diversos países, incluindo do Brasil, marcaram presença no evento, que contou com convidados de 15 nações, reforçando assim o quão global era a Pan Am.

Foto: Arquivo Flap

Seis restaurantes, 52 postos de check-in, dois bares, diversas lojas, dois clubes Clipper, um Panorama Room (sala de jantar com vista para todo o terminal) e o Clipper Hall (museu com a história da Pan Am) faziam parte do emblemático complexo. O estacionamento de carros era no teto, facilitando assim o acesso ao terminal.


LEIA TAMBÉM: 


Com a quebra da Pan Am em 1991, o terminal caiu nas mãos da Delta Air Lines, que passou a chamá-lo apenas de Terminal 3. O local ficou designado para a maioria dos voos de longo curso da empresa a partir do JFK, com rotas para Europa, Ásia, África e América do Sul.

Via Wikimedia

A nova proprietária fez renovações no complexo, no entanto, com a construção do Terminal 4, ficou decidido demolir o icônico, já não mais Worldport, para criar novos espaços de estacionamento de aeronaves entre o Terminal 2 e 4. A notícia da demolição não foi bem recebida e mesmo com diversas tentativas de reverter o processo, o Worldport foi completamente demolido em novembro de 2013. O último voo a partir de lá foi o DL 268 da Delta para Tel Aviv, que aconteceu em maio de 2013 e foi operado por um Boeing 747-400 da companhia.

Assim terminou a história de um local tão icônico na história da Pan Am, do Aeroporto JFK e também da aviação.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?