Varig 97 anos: para onde foram os 747-400 que voaram na Pioneira?

Varig 97 anos: para onde foram os 747-400 que voaram na pioneira?

Se estivesse viva, a Varig completaria hoje 97 anos. Em sua riquíssima trajetória, a Pioneira voou com uma ampla diversidade de modelos, desde o Dornier Do J Wal ou o Junkers A-50 até os Boeing 777 e 747, passando pelo DC-3, Constellation, 727, A300 e por aí vai.

Dos Jumbos, a empresa voou com três variantes: -200, -300 e -400. A última mencionada, que era a mais moderna na época, foi a que menos durou na frota da Varig e acabou sendo aposentada antes mesmo das versões anteriores.

De matrícula PP-VPI, o primeiro 747-400 da Varig chegou em maio de 1991. O quadrimotor, inicialmente, foi escalado para cumprir o trecho para Londres e Copenhagen e, posteriormente, com a chegada do PP-VPG em junho do ano seguinte, inaugurou a longa rota da empresa Rio-Guarulhos-Joanesburgo-Bangcoc-Hong Kong. O terceiro e último, PP-VPH, chegou em abril de 1993. O trio de flagships da Varig também chegou a fazer linhas para a Itália, Alemanha, Argentina e Japão.

No entanto, a passagem deles pela companhia durou pouco e, em 1994, todos foram retirados da frota da Varig. O motivo? A empresa enfrentava um rápido aumento nos seus gastos mensais e já havia iniciado um programa para reduzi-los. O custo mensal de leasing do Boeing 747-400 era bastante alto para a época, chegando a ser de até US$ 700 mil e a companhia optou por se desfazer do modelo.

O trio foi então retomado pela proprietária, ILFC, que conseguiu novos operadores. Confira mais detalhes:

  • PP-VPI: foi incorporado em julho de 1994 como ZK-SUH pela Air New Zealand, onde voou até 2014. O quadrimotor não encontrou um novo operador e acabou sendo desmontado em Victorville em 2016.
  • PP-VPH: também foi para a Air New Zealand, em 1994, mas como ZK-SUI. O quadrimotor ficou na aérea neozelandesa até 2010, quando foi incorporado pela Air Atlanta Icelandic como TF-AMX, mas acabou sendo arrendado pela Saudi Arabian entre 2010 e 2014. Seu fim foi em Goodyear, onde foi desmontado.
  • PP-VPG: foi voar na Garuda como PK-GSI. Ficou na Indonésia entre 1994 e 2012, quando acabou incorporado pela tailandesa Orient Thai como HS-STB. Entre setembro de 2012 e outubro de 2013, o quadrimotor foi arrendado pela Saudi Arabian e “se encontrou” com o PP-VPH na Arábia Saudita por um período. Posteriormente, regressou para a Orient Thai, onde voou até 2014. Mesmo sem um novo operador, o antigo PP-VPG teve um final melhor que seus “irmãos” e se tornou um café/restaurante em Bangcoc, cidade que décadas antes ele havia passado também nas cores da Varig.

Coincidência ou não, os três voaram pela última vez em 2014.

Você chegou a voar no 747-400 da Varig?

Do Rio a Hong Kong: a rota mais longa da Varig

-> CLIQUE AQUI E ASSINE A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas