Aserca Airlines: a única operadora do MD-90 na América do Sul

O jato da McDonnell Douglas foi criado como uma nova geração da bem-sucedida família MD-80 para fazer frente ao A320 da Airbus e aos Boeing 737 NG. No entanto, não emplacou como seus competidores e apenas 116 exemplares foram construídos.

Mesmo pouco popular, o bimotor teve uma presença razoável na América do Norte, principalmente na Delta Air Lines, que voou com 78 unidades. Na América do Sul, o MD-90 passou praticamente despercebido e teve somente uma operadora: a Aserca Airlines.

A aérea venezuelana incorporou um jato do modelo em novembro de 1998 por meio de um acordo de leasing com a empresa Hwa-Hsia Leasing Ltd., que havia comprado três MD-90, sendo que os outros dois foram direcionados diretamente para a Air Aruba.

Aserca Airlines

Registrado com a matrícula P4-MDH de Aruba, o primeiro e único MD-90 da Aserca ganhou o nome de batismo “Crista de Jose” e acabou voando por pouco tempo na companhia. Em abril de 2000, o P4-MDH foi repassado para Air Aruba, pela qual também teve vida curta: em outubro daquele ano, a empresa suspendeu suas operações. Com a paralisação, o jato ficou sem um operador e jamais voltou a voar comercialmente. Com apenas 8,4 anos, seu fim chegou em 2007, ao ser desmontado em Marana, nos Estados Unidos, após ficar quase sete anos estocado aguardando um novo operador.

-> CLIQUE AQUI E ASSINE A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas