Especial Webjet: nasce a empresa

Em fevereiro, viajamos pelo Especial Pan Am, onde relembramos fatos interessantes na trajetória da empresa e histórias curiosas, como o First Moon Flights. A parte 1 da história da empresa está disponível em nossa edição 613, ASSINE JÁ A FLAP INTERNATIONAL.

Agora em março, escolhemos a Webjet como a empresa do mês. Embarque em uma série de matérias especiais sobre esta low-cost que deixou sua marca na aviação brasileira.

Nasce a empresa: em um momento de múltiplas falências no setor aéreo brasileiro, como Vasp, Fly, Transbrasil, entre outras, viu-se a oportunidade da criação de novas empresas aéreas no segmento. Em 2004, um grupo de empresários cariocas começou a desenvolver uma nova companhia e, em março do ano seguinte, o então Departamento de Aviação Civil (DAC), autorizou seu funcionamento. Nascia aí a Webjet.

A proposta da Webjet era estrear como low-cost, oferecendo tarifas baratas e seu slogan era “pague menos, voe simples”. O esquema visual também era simples, fazendo jus à ideia da companhia. O modelo de aeronave escolhido pela empresa foi o Boeing 737-300 e, para iniciar seus voos, um único jato, o PT-MNJ (ex-Nordeste), foi incorporado.

Ainda sem pintura, a aeronave voou pela primeira vez como Webjet em 20 de maio de 2005, entre o Rio de Janeiro e Brasília. Mas seu primeiro voo regular oficial aconteceu em 12 de julho daquele mesmo ano e a reação das concorrentes foi imediata: a Gol, Oceanair e Varig reduziram suas tarifas, como por exemplo no trecho Brasília-Guarulhos, que foi um dos primeiros mercados atendidos pela Webjet.

Foto: Arquivo Flap

A malha inicial da nova low-cost consistia em interligar as cidades de São Paulo (Guarulhos), Brasília, Rio de Janeiro (Galeão) e Porto Alegre.

A empresa obteve bons resultados nos primeiros meses, atingindo 67% de ocupação. No entanto, a concorrência não estava de brincadeira com a novata e as vendas da Webjet começaram a reduzir e a ocupação caiu para 40%, forçando a low-cost a paralisar seus voos por alguns dias em outubro de 2005.

Mesmo com as conturbações, a empresa pensava em novos destinos, como Salvador, Florianópolis, Recife, entre outros. Em 2006, a Webjet foi vendida à um conglomerado de empresas de ônibus, que eram ligadas ao setor de turismo. A partir daí, começava um novo capítulo na trajetória da Webjet.

Toda semana, iremos publicar uma matéria especial da Webjet, conhecendo assim mais detalhes da companhia.

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