PT-MFE: o ATR que já passou por seis aéreas brasileiras

É normal que uma aeronave passe por algumas empresas aéreas durante sua vida operacional. Também não é difícil encontrar um avião que já tenha voado por mais de uma companhia em um mesmo país, como aconteceu com o MD-11 que operou na Vasp com a matrícula PP-SFD, depois foi para Varig como PP-VQX e ainda passou pela TAM como PT-MSJ. Este foi o caso do primeiro ATR do Brasil, o PT-MFE, a diferença é que ele passou por seis empresas aéreas brasileiras e não teve alteração em sua matrícula.

  • Na Pantanal

Foto: Arquivo Flap

O destino inicial do PT-MFE era outro. Ele seria originalmente entregue à Lao Aviation como F-OHLA. Fabricado em 1992, o turboélice acabou nas mãos da Pantanal Linhas Aéreas, que foi sua primeira operadora e o recebeu em dezembro de 1993, marcando assim o início de uma longa trajetória de sucesso da ATR no país.

Configurado para 48 passageiros, o bimotor da série 42-300 voou na companhia até 1997, quando foi operar em outra empresa aérea brasileira.

  • Da Total até a Voepass

Sua segunda operadora foi a Total Linhas Aéreas. A empresa incorporou o modelo em maio 1997, período em que começava a ganhar mais presença no mercado aéreo regional do Brasil e o PT-MFE chegou para ajudar no desenvolvimento da companhia. Ele foi o terceiro ATR 42 incorporado pela empresa.

Foto: Arquivo Flap

A permanência na Total foi longa: quase 11 anos. Em 2008, a Trip Linhas Aéreas absorveu as linhas regulares de passageiros e aeronaves da Total. A divisão da Total Cargo permaneceu com operação independente. Sendo assim, o PT-MFE ganhou as cores de seu terceiro operador, a Trip, onde ficou durante 7 anos.

Foto: Rodrigo Cozzato

Em 2013, a companhia decidiu tirá-lo de operação e estacioná-lo. O turboélice ficou estocado no Aeroporto de Zona da Mata até 2016. Um ano antes, em 2015, uma nova empresa teve interesse em operar com o “MFE”: a Sideral Linhas Aéreas.

Na Sideral, o ATR voaria transportando cargas e chegou a ser preparado para integrar a frota da companhia. No entanto, por algum motivo não determinado, a empresa decidiu não operar com o modelo, que logo encontrou sua 5ª operadora.

Transferido em junho de 2016 para a MAP Linhas Aéreas por meio de um contrato de leasing com a Manaus Táxi Aéreo, que é a dona do avião até os dias de hoje, o PT-MFE ganhou uma nova vida no Norte do Brasil e ajudou a aérea regional em sua extensão pela região.

Com a compra da MAP pela Voepass em 2019, o bimotor foi registrado pelo seu 6º operador. A aeronave chegou a realizar alguns voos no Sudeste e marcou presença em cidades como Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo durante um curto período, uma vez que a Voepass e a MAP haviam conseguido slots para operar em Congonhas.

O PT-MFE hoje

A longa trajetória pelo PT-MFE pelo Brasil está pausada. O bimotor se encontra estacionado desde o início de 2020, quando realizou seus últimos voos regulares. Não há previsão ou informação se ele voltará a voar aqui no país, mas surgiram rumores de que ele poderia ganhar uma nova vida no exterior. Por enquanto, não há nada concretizado e o destino do “Maria da Fé”, apelido dado ao ATR por conta das letras na matrícula, segue incerto.

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