Relembre: a LAN e o A340-300

Talvez poucos se lembrem, mas a LAN (atual LATAM Chile) já fez parte de um seleto grupo de operadoras sul-americanas do A340-300. Hoje, o modelo é operado na região somente pela Conviasa, da Venezuela.

Em março de 1998, a então LAN Chile surpreendeu a Boeing ao encomendar aeronaves com a Airbus, incluindo sete A340-300, com opção de compra para mais sete.

Até a metade de 2000, a frota da era composta exclusivamente por aeronaves da fabricante norte-americana. Esse cenário mudou em setembro daquele ano com a chegada do CC-CQA, o primeiro A340-300 incorporado pela companhia. Na época, sua vizinha Aerolíneas Argentinas também havia acabado de receber o A340, mas da versão -200. A aérea argentina introduziu quatro jatos do modelo em 1999, conforme vimos aqui.

A chegada do CC-CQA foi seguida do CC-CQC, em outubro de 2000. Naquele mesmo mês a LAN também estava recebendo seus primeiros A320, que iriam substituir os 737-200. O novo milênio começava com Airbus para a aérea chilena.

De início, a empresa colocou sua dupla de quadrimotores em voos pontuais na América do Sul e frequentes para Europa (Madri, Paris e Frankfurt).

Em 2001, chegaram mais dois exemplares: CC-CQE e CC-CQF. Neste ano, a empresa também colocou o A340 em rotas para os Estados Unidos, como por exemplo na rota Buenos Aires-Santiago-Lima-Los Angeles.

No ano seguinte, a LAN Chile e a Qantas assinaram um acordo de codeshare e os A340-300 foram designados para voarem na rota transportar, que partia às segundas, quartas e aos sábados de Santiago para Auckland, na Nova Zelândia, e depois Sydney, na Austrália.

Com o rebranding de LAN Chile para LAN Airlines em 2004, os A340-300 ganharam a então nova identidade visual da companhia e, em 2007, chegou o quinto e último exemplar do modelo para a empresa. De matrícula CC-CQG, o quadrimotor não era novo de fábrica como os anteriormente incorporados e havia voado pela Air Canada como C-FYLC. A empresa deveria ter recebido os outros dois A340 da encomenda original em 2005 e 2006, mas acabou não incorporando a dupla. As sete opções de compra tampouco foram confirmadas.

Além dos destinos frequentes já mencionados, os A340 da LAN também fizeram aparições em outros locais, como Guarulhos, Bordeaux e até algumas poucas vezes foram escalados para realizar o trecho da Polinésia, que conectava Santiago e Papeete com uma parada na Ilha de Páscoa. Até 2012, a empresa manteve o quadrimotor fixo em três trechos:

  • Santiago-Paris-Frankfurt
  • Santiago-Madri
  • Santiago-Auckland-Sydney

Nesse mesmo ano, começaram a chegar os primeiros Boeing 787-8 na companhia e o primeiro A340-300 se despediu da frota da LAN. O escolhido foi o CC-CQG, que deixou a companhia em dezembro de 2012 e ficou estacionado no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, até outubro de 2013, quando conseguiu um novo operador: a SAS – Scandinavian Airlines.

Em 2013, foi a vez do CC-CQE ir embora e restaram três em atividade. A rota para Madri já estava sendo operada pelo 787 e a empresa manteve seu trio nos trajetos para Paris, Frankfurt, Auckland e Sydney. Com a chegada dos primeiros 787 da versão -9 em 2015, o fim do A340 na LAN estava iminente.

Era uma sexta-feira, 17 de abril de 2015, quando o A340 de matrícula CC-CQF pousou pela pista 17L do Aeroporto Internacional de Santiago às 12h35 (local), marcando o fim dos voos regulares do quadrimotor da Airbus na malha aérea da LAN. O jato foi recebido com um batismo de despedida. Essa foi considerada pela companhia como a última operação oficial do modelo em sua malha, no entanto, momentos mais tarde no mesmo dia, o CC-CQC foi alocado para cumprir o voo LA 642 para Lima, substituindo de última hora a aeronave que deveria realizar o trecho. Até junho de 2015, a LAN manteve três A340 de stand-by em Santiago para efetuar voos em caso de alguma necessidade assim como a que ocorreu com o CC-CQC.

A LAN utilizou duas configurações em seus A340 enquanto ativos:

  • De 2000 até 2004/05, os quadrimotores eram configurados com 269 assentos: 5 na Primeira Classe, 36 na Executiva e 228 na Econômica.
  • De 2005 até 2015, os A340 contavam com 260 assentos: 42 na Executiva e 218 na Econômica.

Você chegou a voar em um A340-300 da LAN? Conte para nós nos comentários:

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