Relembre: o A340-200 na Aerolíneas Argentinas

Relembre: o A340-200 na Aerolíneas Argentinas
Foto: Arquivo Flap

O A340-200 é o menor e menos popular membro da família A340. Com apenas 28 unidades produzidas, a aeronave entrou em serviço regular em 1993 com a Air France e com a Lufthansa. Mesmo pouco popular, o A340-200 operou em  diversas empresas aéreas, como a Air Tahiti Nui, Sabena, South African Airways, Royal Jordanian, Air Leisure, Philippine Airlines, Cathay Pacific, entre outras. Na América do Sul, o jato foi operado pela Conviasa e pela Aerolíneas Argentinas.

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Foto: Arquivo Flap

A aérea argentina foi a primeira operadora sul-americana do modelo e recebeu seu primeiro exemplar, o LV-ZPJ, em 5 de junho de 1999. O segundo, LV-ZPO, pousou na Argentina na semana seguinte, em 15/06/1999. O terceiro (LV-ZPX) e o quarto (LV-ZRA) também foram incorporados na sequência, em julho e agosto de 1999, respectivamente. Todos foram fabricados entre 1994 e 1995 e, antes de voarem na Aerolíneas Argentinas, passaram pela Cathay Pacific e Philippine Airlines. A configuração interna era para 249 passageiros, sendo 32 na Executiva e 217 na Econômica.

Logo após a chegada dos dois primeiros, a aérea argentina já os colocou, em 20 de junho de 1999, em alguns voos intercontinentais, como o para a Sydney e Auckland. Por conta do maior alcance do A340-200, a rota para Austrália e Nova Zelândia deixou de ter a necessidade de parada em Rio Gallegos, diminuindo assim a duração do longo trajeto transpolar.

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Foto: Arquivo Flap

Além de Sydney e Auckland, a Aerolíneas utilizava com frequência o modelo em seus voos para Roma e Barcelona. O quadrimotor ainda fez diversas aparições também em Miami e aparições menos frequentes em Madri, Rio de Janeiro, Salvador, Guarulhos, entre outras cidades.

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Foto: Arquivo Flap

Em 2010, a Aerolíneas Argentinas mudou o padrão visual em suas aeronaves para o atual, no entanto, nenhum dos quatro A340-200 chegou a receber as novas cores.

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Foto: Rodrigo Cozzato

Três anos mais tarde, em 2013, começaram a chegar os primeiros A330-200 da companhia e, em 2014, a Aerolíneas retirou de serviços todos os seus A340-200. Três deles, LV-ZPO, LV-ZPJ e LV-ZPX, voaram até Victorville, nos Estados Unidos, onde se encontram estocados até hoje. O LV-ZRA permaneceu no Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, e está parcialmente desmontado.

Com o fim das operações do A340-200, a companhia acabou suspendendo a rota Buenos Aires-Auckland-Buenos Aires.

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