Do Rio a Hong Kong: a rota mais longa da Varig
Durante muito tempo, a Varig fez o nome do Brasil viajar ao redor do planeta. Eram diversos destinos: Nova York, Los Angeles, Lima, Londres, Copenhague, Tóquio e por aí vai.
Na década de 1990, a companhia lançou sua mais longa e exótica rota. Conectando o Rio de Janeiro com o emblemático Aeroporto de Kai Tak, em Hong Kong, a odisseia contava com paradas em Guarulhos, Joanesburgo e Bangcoc, na Tailândia. Eram 18.471 quilômetros de trajeto, e o tempo total só da ida durava cerca de 24 horas.
A rota inaugural aconteceu em 15 de janeiro de 1993 e foi efetuada pelo Boeing 747-400 de matrícula PP-VPG. Nascia aí o RG828/829. A companhia foi a primeira linha aérea brasileira a contar com voos tanto na Tailândia quanto em Hong Kong.
A Varig passou então a oferecer dois voos semanais no trajeto e várias tripulações eram necessárias para realizar a linha por completo (ida e volta). Na época, a empresa contava com dois Boeing 747-400 (PP-VPI e PP-VPG) e, em abril de 1993, chegou o terceiro, o PP-VPH.
A Varig B747-400 seen here at Hong Kong Kai Tak in May 1994 #avgeeks 📷- Jonathan McDonnell pic.twitter.com/KQsLuBCWCx
— Planes…..and classics (@ClassicsPlanes) November 8, 2021
Os flagships da Varig puderam ser vistos sobre as ruas de Kowloon até 1994, ano em que a companhia devolveu seu trio de Boeing 747-400 por conta dos altos custos da operação com o modelo, principalmente do leasing, e o MD-11 passou a ser o responsável pela longa rota. Os Boeing 747-200 e -300 também realizaram o trecho, mas com aparições esporádicas.
Em 1996, a Varig mudou sua identidade visual e alguns MD-11 já com as cores novas passaram por Kai Tak, mas o fim dessa rota estava próximo. Em 1998, a empresa decidiu colocar um ponto final em seu longo Rio-Hong Kong. No mesmo ano, o Aeroporto de Kai Tak foi fechado e substituído pelo atual.
O lendário aeroporto de Kai Tak possuía a aproximação mais desafiadora da aviação comercial, principalmente quando falamos sobre os grandes widebodies. Cercado por prédios, montanhas e a Baía de Victoria, o procedimento IGS para pouso na pista 13, atraia milhares de visitantes todos os anos.
Bons tempos de Varig. Fiz a viagem até Bangkok. Era 747 400 novo. Fiz curto voo até Cingapura para conexão Adelaide Austrália
Alguma chance da Varig voltar?
Não
Zero
Urashima Taro, um nobre pescador, salvou uma tartaruga e ela, como prêmio…
Varig, Varig, Varig!!! Saudades…
Tive a honra de trabalhar la ( A MÃE DE TODAS)
Meu currículo é modestíssimo mas se tivesse que mencionar algo que realmente tive orgulho na vida, é ter participado dessa epopeia brasileira dos ares, que foi a VARIG…
RG 828 / 829 Tive o privilégio de fazer esse voo em 1997, na rota Guarulhos – Bangkok – Guarulhos. Saudosismo.
Fiz duas vezes GRU-BKK -KUL
Dezembro de 1997 e março de 1998
Já era o MD11.