Relembre: os multicoloridos turbo-hélices da Oceanair

Ativa desde 1998 como táxi-aéreo, a Oceanair decidiu entrar para o mercado da aviação comercial em 2002 e, para compor sua frota, trouxe inicialmente três E120 Brasília, cada um com uma cor diferente: PT-SLC (inicialmente verde), PT-SLD (amarelo) e PT-SLD (azul claro). O trio foi incorporado entre janeiro e março daquele ano e a empresa iniciou suas operações regulares voando entre o Rio de Janeiro, Macaé e Campos dos Goytacazes.

Em agosto de 2002, a empresa recebeu o PT-SRF, que manteve a cor branca pois a empresa precisou colocá-lo em serviço com certa urgência para suprir o rápido crescimento. No ano seguinte, a Oceanair incorporou um novo modelo em sua frota, o Fokker 50, com a chegada do PR-OAA (vermelho) e PR-OAB (amarelo) em daquele ano, quando também recebeu mais três E120 Brasília: PR-OAN (laranja), PR-OAO (cinza) e PR-OAP (rosa) e também o F-50 de matrícula PR-OAC (rosa), em dezembro de 2003. Estas foram as últimas aeronaves a vieram com o esquema de cores variadas da Oceanair.

A empresa voltou a receber aviões em 2005, com a chegada de mais dois F-50 e, em 2006, introduziu o Fokker 100 (Mk28) em sua frota. No entanto, estes exemplares foram incorporados com as novas cores da companhia, que seguiam o padrão visual da Avianca, uma vez que o grupo Synergy, administrador da Oceanair, comprou a Avianca em 2004. Com a chegada dos Fokker 100, o grupo decidiu mudar a estratégia da Oceanair e a companhia começou a focar em rotas domésticas entre cidades maiores, abandonando assim o mercado regional. Com isso, os E120 e F-50 foram aposentados, colocando também um ponto final em seus coloridos turbo-hélices.

Uma curiosidade é que o E120 de matrícula PT-SLC foi o único que teve alteração em sua pintura. Ele voou durante alguns anos com a coloração verde e depois alterou para vermelho. Vale lembrar que a Oceanair não foi a única empresa aérea no Brasil a voar com aeronaves multicoloridas. Na década de 70, a Transbrasil pintou seus BAC 1-11, Boeing 727 e Embraer 110 com cores variadas. Para matar as saudades, confira abaixo uma galeria de fotos dos coloridos turbo-hélices da Oceanair:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?