A entrega do primeiro Boeing 777-300ER da TAM Linhas Aéreas

Cliente fiel da Airbus, a TAM Linhas Aéreas surpreendeu o mercado em 2007 ao encomendar quatro unidades do Boeing 777-300ER em pedido firme mais quatro como opção de compra. A empresa avaliava também o A340, mas acabou optando pelo bimotor da fabricante norte-americana. O negócio foi fechado no valor aproximado de US$ 1 bilhão.

Foto: Arquivo Flap

Enquanto os novos 777s não chegavam, a Boeing arrendou três MD-11s à TAM por um preço bastante atrativo, possibilitando a companhia dar continuidade ao seu crescimento e ocupar a lacuna deixada pela Varig. Os trijatos da McDonnell Douglas ficaram em atividade na companhia entre 2007 e o segundo semestre de 2008, quando os primeiros Triple 7 começaram a chegar.

Era agosto de 2008, quando a equipe da TAM Linhas Aéreas se dirigiu para Seattle para a entrega do primeiro 777-300ER da companhia. De matrícula PT-MUA, o bimotor partiu das instalações da Boeing rumo ao Brasil aos comandos de David Barioni, então presidente da TAM Linhas Aéreas, e de Sporleder Fernando Junior, então vice-presidente de Operações da empresa. A aeronave realizou uma escala no Caribe e, posteriormente, seguiu para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde pousou no domingo 17/08/2008 por volta das 8h da manhã.

Foto: Boeing

Num primeiro momento, a TAM escalou o seu novo bimotor em voos para Santiago e, com a chegada do segundo (PT-MUB) em outubro de 2008, a empresa colocou o modelo em voos para a Europa. O terceiro (PT-MUC) e quarto (PT-MUD) chegaram em dezembro do mesmo ano. O quarteto, que era configurado para acomodar 379 passageiros em duas classes, ficou responsável pelas linhas de Guarulhos para Frankfurt e Londres.

Anos mais tarde, a TAM incorporou mais seis exemplares do 777-300ER:

  • PT-MUE, PT-MUF, PT-MUG e PT-MUH, que chegaram em 2012
  • PT-MUI e PT-MUJ que chegaram em 2013
Foto: Rodrigo Cozzato

Atualmente, todos continuam ativos, mas agora nas cores da LATAM. O pioneiro, PT-MUA, está com o esquema especial do Star Wars. Assista ao vídeo da entrega abaixo:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?