Confira quantos ATRs estão em atividade no Brasil – Maio 2023

Em 1992, a Pantanal Linhas Aéreas recebeu o primeiro ATR do Brasil, o PT-MFE, conforme exploramos aqui. De lá para cá, diversas empresas aéreas brasileiras já operaram com o turboélice franco-italiano, tanto na versão 42 quanto na 72.

Mais de 30 anos depois da chegada do primogênito, a aeronave ainda é bastante popular no País e está na frota de cinco operadores, sendo três linhas aéreas, um privado e um táxi-aéreo. Confira mais detalhes:

  • Azul Linhas Aéreas

O ATR foi introduzido na Azul Linhas Aéreas em dezembro de 2010 com a chegada do PT-AZR da versão 72-200. A empresa operou oito unidades do -200 e em outubro de 2011, começaram a chegar os ATR 72-600s. Com a aquisição da Trip Linhas Aéreas, a Azul também operou, por um curto período de tempo, o ATR 42-500 e ATR 72-500.

Hoje, a empresa possui 39 unidades do turboélice em sua frota, todos ATR 72-600. As aeronaves são a espinha dorsal da companhia em voos regionais, como Porto Alegre-Pelotas, Recife-Fernando de Noronha, Viracopos-Marília ou Belo Horizonte-Ipatinga.

Ao menos mais um exemplar deve ser incorporado pela Azul em breve.

  • Imetame

A Imetame Metalmecânica é a única no Brasil a contar com um ATR 72 privado. A empresa, que atual diversos ramos, como energia, óleo e gás, entre outros, possui o turboélice de matrícula PR-PFD, com configuração para 72 ocupantes. A aeronave é utilizada principalmente para o transporte dos colaboradores da empresa.

  • Omni

Especializada em voos offshore, com helicópteros, a OMNI Táxi Aéreo também conta com um ATR em sua frota. Matriculado como PR-OHS, o turboélice da versão 42-500 chegou para a empresa em 2018 e realiza serviços logísticos para a própria Omni desde então. No entanto, a aeronave já foi arrendada por um curto período pela Voepass em 2019 e também realizou alguns fretamentos conhecidos como “Voos da Fé”.

  • Total Linhas Aéreas 

A Total Linhas Aéreas é uma antiga cliente da ATR e hoje, mesmo não operando voos regulares de passageiros, a companhia conta com duas unidades do ATR 42-500: PR-TTK e PR-TKB.

Ambos são baseados em Manaus. O PR-TTK está realizando algumas operações, enquanto o PR-TKB está  fora de serviço. A empresa os utiliza em fretamentos pontuais, como para a Petrobras.

  • Voepass

Antiga Passaredo, a Voepass é a segunda maior operadora do turboélice fraco-italiano no Brasil e voa com três versões (ativas): ATR 42-500, 72-500 e 72-600. A empresa ainda conta com o 72-200 e 42-300, mas fora de serviço.

A companhia utiliza as aeronaves para atender sua ampla malha, que abrange de norte a sul do País, com voos como Ribeirão Preto-Brasília, São Paulo-Joinville, Salvador-Barreiras ou Manaus-Tefé.

A empresa conta com 18 exemplares em sua frota, mas alguns estão estacionados: PR-MPY, PR-MPZ, PT-MFE  e PS-VPB (já no Brasil e será incorporado em breve na malha).

  • ATR em atividade

Confira abaixo os ATRs que estão atualmente ativos no Brasil. Não levamos em consideração os que estão estacionados ou armazenados.

ATR 42-500 ATR 72-500 ATR 72-600
Azul Linhas Aéreas 38
Imetame 01
Omni 01
Total Linhas Aéreas 01
Voepass  02 08 03

Total: 61 / Total ativos: 54


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2 Comentários

  1. Sim já voei nos ATRs, tanto no 42 e com mais frequência nos 72-600. São ótimos aviões. O único inconveniente é o espaço de cabine. São aviões seguros. Apenas uma vez um unidade apresentou problemas elétricos e sequer os motores foram ligados. Necessitamos aguardar outro avião que se deslocou de BH para São José do Rio Preto SP. Tudo resolvido. São ótimos aviões.

  2. Eu estou fazendo vôos frequentes nos Atr 72-600 e estou super Satisfeito com o desempenho da Aeronave que inclusive já passei por uma turbulência de mais de 20 minutos mas foi tranquilo graças a Deus, mérito a Aeronave e as Pilotos da Azul Linhas Aéreas. Parabéns a todos Os Pilotos e Comissários da linha IZA ( Juiz de Fora ) x CNF ( Confins – Belo Horizonte ).

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