78 anos da formação da IATA – International Air Transport Association

Fundada em 19 de abril de 1945 em Havana, Cuba, como sucessora da International Air Traffic Association, a IATA – International Air Transport Association é uma importante associação na indústria da aviação e promove uma cooperação fundamental entre empresas aéreas principalmente nos campos da segurança e da economia no setor, visando também beneficiar os passageiros.

Por meio de publicações, a associação define em conjunto com as empresas padrões a serem seguidos ao redor de todo o globo e a segurança no setor aeronáutico é a prioridade da IATA, que tem o IATA Operational Safety Audit (IOSA) como seu principal instrumento.

A associação também monitora os números do segmento e acompanha de perto a recuperação das empresas aéreas e da aviação em cada região no pós-pandemia, além de conversar com os governos para encontrar medidas e caminhos que beneficiem o setor em cada país.

GRU, SDU, JFK, MEX, DXB. Você provavelmente já viu esses códigos impressos no ticket de sua bagagem ou em seu cartão de embarque durante alguma viagem. Eles são conhecidos como IATA airport code e foram criados pela associação para identificar os aeroportos.

No Brasil, as quatro principais companhias aéreas, Azul, Gol, LATAM e Voepass, são associadas da IATA e a aviação no país é destaque quando o assunto é segurança.

De 1945 para os tempos atuais, a IATA cresceu consideravelmente. Em sua fundação, eram 57 membros de 31 nações, sendo a maioria da Europa e da América do Norte. Hoje, esse número está na casa dos 320 membros de 120 países, de todas as partes do planeta. Isso significa que por volta de 82% de todos os assentos por milha atualmente ofertados são de empresas aéreas que participam da associação.

-> CLIQUE AQUI E ASSINE A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?