República Tcheca de olho nos caças F-35 dos EUA

A República Tcheca quer comprar 24 caças F-35 Lightning II de quinta geração, dos Estados Unidos. O pedido foi feito por meio de uma carta de solicitação à Lockheed Martin. O país europeu está em busca de um substituto para sua frota de 14 caças Saab Gripen C/D. O contrato de arrendamento desses aviões está chegando ao fim.

O governo tcheco informou que o Ministério da Defesa selecionou os caças F-35 como sucessores do Gripen, embora nenhuma decisão ainda tenha sido tomada. Os F-16 da Lockheed também foram considerados.

Ainda de acordo com o governo, apenas aeronaves de quinta geração serão capazes de sobreviver no campo de batalha do futuro. O próximo passo é iniciar as negociações com o governo norte-americano.

A data limite para o ministro da Defesa tcheco informe o governo sobre os parâmetros de qualquer acordo conquistado com os EUA em relação à negociação é 1º de outubro de 2023. Se a negociação se concretizar, a República Tcheca se tornará a segunda operadora do F-35 na Europa. A Polônia quer comprar 32 unidades, mas ainda não finalizou o pedido.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?