Hipersônico: 64 anos do 1º voo do North American X-15

Hipersônico, o North American X-15 foi a aeronave mais veloz já construída na história. Suas origens começam após a Segunda Guerra Mundial, período em que engenheiros aeronáuticos norte-americanos passaram a estudar a respeito do voo em alta velocidade.

O Projeto

Após diversas análises, duas empresas foram contratadas para desenvolver o X-15: a North American Aviation, responsável pela aeronave, e a Reaction Motors, contratada para a fabricação do motor.

A ideia da Força Aérea dos Estados Unidos era para uma aeronave puramente experimental, sem fins operacionais, dedicada apenas ao estudo de aerodinâmica e do comportamento em alta velocidade.

Cockpit do X-15 / Foto: U.S. Air Force

O X-15 foi projetado para voar em diversos cenários. A motorização escolhida foi um par de Reaction Motors XLR11, motores usados em foguetes. Mesmo sem os motores funcionando, os instrumentos e as superfícies de controle do jato continuavam funcionando, no entanto, não era possível manter a altitude. Um detalhe é que a aeronave possuía o sistema de ejeção no assento do piloto, que poderia ser ativado até o Mach 4 (4.500 km/h) e/ou 120.000 pés (37 km) de altitude.

Somente três unidades foram produzidas.

Primeiro voo e operações

O North American X-15 voou pela primeira vez em 8 de junho de 1959. Lançado a partir de um B-52 e comandado por Scott Crossfield, a primeira operação teste do X-15 não utilizou propulsão dos motores e a aeronave apenas planou. Crossfield também foi responsável pelo primeiro voo com os motores em funcionamento, que aconteceu meses depois, em 17 de setembro de 1959.

Foto: U.S. Air Force

No voo 191 do X-15, o protótipo sofreu um acidente, que vitimou o comandante. O fato aconteceu em 1967. A aeronave entrou em uma espiral hipersônica durante a descida e acabou se partindo a 60 mil pés. Os destroços do jato se espalharam por uma área de 130 km². Posteriormente, em 2004, um monumento foi colocado no local onde a cabine do avião havia caído. 

O segundo protótipo, X-15-2, foi danificado durante um pouso e acabou sendo reformulado, ganhando o designativo X-15A-2.

Incidente com o X-15-2

Cinco aviões participaram das operações experimentais do jato, sendo três X-15 e dois NB-52, usados para o lançamento. Um total de 199 voos foram realizados.

  • X-15-1: o protótipo 1 realizou um total de 81 voos
  • X-15-2: realizou 31 voos como X-15-2 e mais 22 quando reformado como X-15A-2, totalizando 53 voos
  • X-15-3: o terceiro protótipo efetuou 65 operações, incluindo a do acidente do voo 191

Uma curiosidade é que em 13 dos 199 voos efetuados, a altitude atingida pelo jato hipersônico foi superior a 264 mil pés, equivalente a 80 km.

200º Voo e Cancelamento do Projeto

O 200º voo estava marcado para acontecer em 21 de novembro de 1968 e seria realizado por William “Pete” Knight. Contudo, uma série de problemas técnicos, somados às condições meteorológicas desfavoráveis, acabaram atrasando a operação por seis vezes, até que decidiu-se cancelar o projeto permanentemente em 20 de dezembro de 1968.

Recordes

O North American X-15 quebrou recordes de altitude e de velocidade, ganhando o título de aeronave mais veloz já construída na história.

Dos 13 voos que superaram os 264 mil pés, apenas dois (números 90 e 91), ambos operados por Walker, superaram a incrível marca de 100 km de altitude.

O recorde de velocidade ficou nas mãos de William J. “Pete” Knight, que em 3 de outubro de 1967 atingiu os 7.274 km/h (Mach 6.70) enquanto realizava o voo 188. Dos três voos mais velozes já feitos com o X-15, dois são de Knight.

Pilotos

Um total de 12 pilotos participaram do programa do North American X-15, sendo cinco da USAF, cinco da NASA, um do Exército Norte-Americano e um da fabricante North American Aviation.

Piloto Organização  Número de Voos
Michael J. Adams U.S. Air Force 7
Neil A. Armstrong NASA 7
Scott Crossfield North American Aviation 14
William H. Dana NASA 16
Joe H. Engle U.S. Air Force 16
William J. Knight U.S. Air Force 16
John B. McKay NASA 29
Forrest S. Petersen U.S. Navy 5
Robert A. Rushworth U.S. Air Force 34
Milton O. Thompson NASA 14
Joseph A. Walker NASA 25
Robert M. White U.S. Air Force

Especificações

  • Tripulantes: Um
  • Comprimento: 15,47 m
  • Envergadura: 6,81 m
  • Altura: 4,04 m
  • Alcance: 450 km
  • Teto de serviço: 354.330 pés, equivalente a 108 km
  • Velocidade máxima: 7.270 km/h

X-15 Hoje

Atualmente, o protótipo X-15A-2 está exposto no National Museum of the United States Air Force, no estado de Ohio, nos Estados Unidos.

Existem outros modelos da aeronave em exposição, mas são mockups.


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