Veja por onde andam as aeronaves que voaram na Avianca Brasil
A Avianca Brasil foi uma empresa que atuou em nosso país entre os anos de 1998, quando começou como Oceanair operando táxi aéreo, até o final de maio de 2019. De táxi aéreo, a companhia se consolidou como uma importante regional operando as aeronaves Embraer 120 Brasília e Fokker 50. Posteriormente vieram os MK-28s (Fokker 100), que a colocaram em cenário nacional.
Por um curto período de tempo e ainda como Oceanair, a empresa chegou a voar com o Boeing 737-300, Boeing 757-200 e Boeing 767-300. No ano de 2010, o nome foi oficialmente alterado para Avianca Brasil e os primeiros Airbus começaram a chegar. De 2011 até 2018, a companhia se viu em pleno crescimento com a chegada de novíssimos Airbus A320ceo e A320neo, além também do início de seus primeiros voos long-haul para Miami e Nova Iorque com os Airbus A330s. Os tempos pareciam de ouro, mas a verdade não era bem essa.
No final de 2018, algumas aeronaves da empresa começaram a ser retidas por falta de pagamento, e logo depois veio o pedido de recuperação judicial. A frota foi reduzida de forma drástica em poucos meses e no dia 24 de maio de 2019 os voos foram suspensos. Em 2020, foi confirmada a falência da Avianca Brasil.
Em 2018, ainda quando aparentemente “saudável”, a Avianca estava operando quase 60 aeronaves. Confira abaixo onde estão as aeronaves que anteriormente voavam na companhia meses antes da paralisação:
Modelo |
Matrícula (Avianca Brasil) |
Data de saída da frota |
Atualmente |
A318 | PR-ONM | Outubro 2018 | Desmontado em Tarbes – França |
A318 | PR-AVL | Maio 2019 | Desmontado em Tarbes – França |
A318 | PR-AVJ | Maio 2019 | Desmontado em Tarbes – França |
A318 | PR-ONI | Maio 2019 | Desmontado em Teruel – Espanha |
A318 | PR-ONC | Maio 2019 | Desmontado em Teruel – Espanha |
A318 | PR-ONH | Maio 2019 | Desmontado em Congonhas |
A318 | PR-ONO | Maio 2019 | “Preservado” em Morretes – PR |
A319 | PR-AVB | Maio 2019 | Desmontado em Tucson – EUA |
A319 | PR-AVC | Março 2019 | Estocado como N827AV |
A319 | PR-AVD | Maio 2019 | Estocado em Cali – Colômbia |
A319 | PR-ONJ | Abril 2019 | Ativo na Myanmar Airways International como XY-ALK |
A320 | PR-AVP | Abril 2019 | Ativo na Allegiant como N292NV |
A320 | PR-AVQ | Abril 2019 | Ativo na Allegiant como N293NV |
A320 | PR-AVR | Abril 2019 | Ativo na Allegiant como N294NV |
A320 | PR-AVU | Abril 2019 | Ativo na Allegiant como N295NV |
A320 | PR-OBB | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYV |
A320neo | PR-OBD | Abril 2019 | Ativo na Azul como PR-YYL |
A320neo | PR-OBF | Março 2019 | Ativo na Azul como PR-YYK |
A320neo | PR-OBH | Abril 2019 | Ativo na Azul como PR-YYJ |
A320neo | PR-OBI | Abril 2019 | Ativo na Azul como PR-YYI |
A320neo | PR-OBJ | Abril 2019 | Ativo na Azul como PR-YYH |
A320neo | PR-OBK | Abril 2019 | Ativo na Azul como PR-YYG |
A320neo | PR-OBJ | Dezembro 2018 | Ativo na Azul como PR-YYE |
A320neo | PR-OBM | Dezembro 2018 | Ativo na Azul como PR-YYD |
A320neo | PR-OBO | Dezembro 2018 | Ativo na Azul como PR-YYC |
A320neo | PR-OBP | Abril 2019 | Ativo na Azul como PR-YYF |
A320neo | PR-OBQ | Dezembro 2018 | Ativo na Azul como PR-YYB |
A320neo | PR-OBR | Dezembro 2018 | Ativo na Azul como PR-YYA |
A320 | PR-OCA | Dezembro 2018 | Ativo na Avianca (Colômbia) como N960AV |
A320 | PR-OCB | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYI |
A320 | PR-OCD | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYJ |
A320 | PR-OCH | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYK |
A320 | PR-OCI | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYL |
A320 | PR-OCM | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYM |
A320 | PR-OCN | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYN |
A320 | PR-OCO | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYO |
A320 | PR-OCP | Dezembro 2018 | Ativo na Easyjet como OE-ICZ |
A320 | PR-OCQ | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYS |
A320 | PR-OCR | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYT |
A320 | PR-OCT | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYP |
A320 | PR-OCV | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYQ |
A320 | PR-OCW | Agosto 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYR |
A320 | PR-OCY | Abril 2019 | Ativo na LATAM Brasil como PR-TYU |
A320 | PR-ONK | Abril 2019 | Ativo na Austrian Airlines como OE-LZC |
A320 | PR-ONL | Abril 2019 | Ativo na Austrian Airlines como OE-LZD |
A320 | PR-ONS | Abril 2019 | Ativo na Austrian Airlines como OE-LZE |
A320 | PR-ONT | Abril 2019 | Ativo na Austrian Airlines como OE-LZF |
A320 | PR-ONW | Abril 2019 | Ativo na Avianca (Colômbia) como N956AV |
A320 | PR-ONX | Abril 2019 | Ativo na Avianca (Colômbia) como N957AV |
A320 | PR-ONY | Outubro 2018 | Ativo na Avianca (Colômbia) como N958AV |
A330 | PR-OBS | Março 2019 | Ativo na Avianca (Colômbia) como N974AV |
A330 | PR-OCG | Abril 2019 | Ativo na Força Aérea da França como F-UJCS |
A330 | PR-OCJ | Dezembro 2018 | Ativo na Força Aérea Brasileira como FAB2901 |
A330 | PR-OCK | Março 2019 | Ativo na Força Aérea Brasileira como FAB2902 |
A330 | PR-OCX | Abril 2019 | Ativo na Força Aérea da França como F-UJCT |
A330F | PR-ONV | Maio de 2019 | Ativo na Avianca Cargo (Colômbia) como N336QT |
Como é possível observar, grande parte das aeronaves que voaram anteriormente na Avianca Brasil continuam em plena atividade, várias delas inclusive em território brasileiro, na Azul, Na LATAM Brasil e também na Força Aérea Brasileira.
Você voou com a Avianca Brasil? Conte para nós:
A melhor companhia aérea que viajei até hoje.