Compare as três versões do Boeing 787
Lançado em 2004, o Dreamliner decolou pela primeira vez cinco anos depois, em 15 de dezembro de 2009, com a variante 787-8.
O jato entrou em serviço comercial em 2011, com a All Nippon Airways. A fabricante também lançou duas versões alongadas do modelo: o 787-9 e 787-10. Os jatos voaram pela primeira vez em 2013 e 2017, respectivamente.
Com quase 2.000 exemplares encomendados, pouco mais de 1.100 unidades da família 787 já foram entregues. Veja abaixo um comparativo entre as três variantes:
Boeing 787-8 | Boeing 787-9 | Boeing 787-10 | |
Primeiro voo | 2009 | 2013 | 2017 |
Primeira operadora | All Nippon Airways | Air New Zealand | Singapore Airlines |
Configuração (2 classes) | 248 passageiros | 296 passageiros | 336 passageiros |
Comprimento | 57 m | 63 m | 68 m |
Envergadura | 60 m | 60 m | 60 m |
Altura | 17 m | 17 m | 17 m |
Motorização | GEnx-1B / Trent 1000 | GEnx-1B / Trent 1000 | GEnx-1B / Trent 1000 |
Alcance | 13.530 km | 14.010 km | 11.730 km |
Teto operacional | 43.100 pés | 43.100 pés | 41.100 pés |
Peso máximo de decolagem | 227.9 t | 254.7 t | 254 t |
Quantidade total encomendada* | 439 | 1.207 | 266 |
* até abril de 2024
Dados via Boeing