Jatos do Oriente: compare o MC-21 e o C919

Desenhados para voos de média distância, o MC-21 da russa Irkut (agora Yakovlev) e o C919 da chinesa Comac surgiram como uma alternativa no mercado de narrowbodies para concorrer com as populares famílias A320neo e 737 MAX. Ambos voaram pela primeira vez em maio de 2017.
O jato chinês entrou em serviço regular neste ano, com a China Eastern. Já o bimotor russo, ainda está em fase de testes e certificação. Confira abaixo um comparativo entre as aeronaves:
MC-21-300 | C919 | |
Configuração (1 classe) | 211 passageiros | 192 passageiros |
Configuração (2 classes) | 163 passageiros | 158 passageiros |
Comprimento | 42,2 m | 38,9 m |
Envergadura | 35,9 m | 35,8 m |
Altura | 11,5 m | 11,95 m |
Motorização | Aviadvigatel PD-14 | CFM LEAP-1C |
Alcance | 6.000 km / 3.200 nm | 5.555 km / 3.000 nm |
Teto Operacional | Ainda não revelado | 39.800 pés |
Peso Máximo de Decolagem | 72,5 toneladas | 75,1 toneladas |
Quantidade encomendada | + de 170 unidades | + de 580 unidades |
Ativos em serviço regular | 0 | 2 |
O MC-21, inicialmente, também teria a opção de motorização PW1000G da Pratt & Whitney , no entanto, por conta das sanções impostas sobre a Rússia devido à invasão na Ucrânia, o país decidiu manter o projeto apenas com motores produzidos em território nacional.
Por enquanto, a maioria das encomendas de ambos os jatos são de empresas baseadas em seus respectivos países.