Análise: o disputado mercado Guarulhos-Madri

Em 2023, a Espanha registrou recorde de turistas estrangeiros, com 84 milhões de viajantes passando pelo país. Madri, por sua vez, viu o número de turistas brasileiros, entre janeiro e setembro do ano passado, crescer em 146% quando comparado com o mesmo período de 2022. No Brasil não foi diferente: o país registrou um aumento de 62% no número de turistas estrangeiros. No ano passado, 114 mil viajantes espanhóis passaram por terras brasileiras e a previsão para 2024 é de 150 mil. Seguindo essa linha, a rota Guarulhos-Madri está aquecida e vem ganhando novas frequências, ampliando assim a concorrência e as opções dos passageiros.

Atualmente, são oferecidos 24 voos semanais no trajeto e, em maio, esse número subirá para 30, aumentando a oferta em 20%. Com isso, a linha entre os aeroportos de Guarulhos e Barajas assume a liderança como a rota de longo curso a partir do Brasil com mais frequências semanais disponíveis e a única (de longo curso) com quatro empresas aéreas atuando, visto que a Air China retoma seus voos Pequim-Madri-Guarulhos agora no final de abril, com duas ligações semanais.

Cenário atual:

  • Air Europa: 7 voos semanais operados pelo 787-9
  • Iberia: 10 voos semanais operados pelo A330-300 e A350-900
  • LATAM: 7 voos semanais operados pelo 787-9 e 777-300ER
  • Total: 24 voos semanais (um sentido)

Cenário a partir de 28/04:

  • Air Europa: 7 voos semanais operados pelo 787-9
  • Iberia: 10 voos semanais operados pelo A330-300 e A350-900
  • LATAM: 7 voos semanais operados pelo 787-9 e 777-300ER
  • Air China: 2 voos semanais operados pelo 787-9
  • Total: 26 voos semanais (um sentido)

Cenário a partir de 05/05:

  • Air Europa: 7 voos semanais operados pelo 787-9
  • Iberia: 10 voos semanais operados pelo A330-300 e A350-900
  • LATAM: 11 voos semanais operados pelo 787-9 e 777-300ER
  • Air China: 2 voos semanais operados pelo 787-9
  • Total: 30 voos semanais (um sentido)

No final de março, a Iberia aumentou de sete para dez voos semanais, colocando três frequências adicionais com o Airbus A350-900 e, a partir de outubro, passará a oferecer 14 voos entre as cidades. Já a LATAM, ampliará de sete para onze frequências semanais a partir de 05/05.

Ocupações e Passageiros

As ocupações na rota também estão nas alturas e, LATAM, Iberia e Air Europa, registraram média superior aos 90% de assentos ocupados tanto em 2023 quanto nos dois primeiros meses de 2024.

  • Air Europa: 94,8 (2023) – 94,1% (jan/fev 2024)
  • Iberia: 96,3% (2023) – 93,8% (jan/fev 2024)
  • LATAM: 93% (2023) – 94,8% (jan/fev 2024)

Quando o assunto é número de passageiros, a LATAM ficou em primeiro lugar, transportando 232.500 passageiros entre as localidades em 2023. Em seguida, vem a Air Europa com 229.866 e a Iberia com 197.994 passageiros.

Brasil-Espanha

O reflexo da alta demanda por viagens entre os países reflete também em outras rotas. O trecho Salvador-Madri da Air Europa terá uma terceira frequência semanal adicionada. Já a ligação Madri-Rio de Janeiro da Iberia passou de três para quatro voos semanais em outubro de 2023 e, entre junho e setembro deste ano, chegará a seis frequências na semana. Por fim, o Governo de Pernambuco confirmou, ainda sem data definida, a volta da rota Madri-Recife com a Air Europa.

Rotas em números

Atrás do Guarulhos-Madri (considerando maio), os outros quatro trechos de longo curso com maior volume de ligações a partir do Brasil são: Guarulhos-Miami (27 voos), Guarulhos-Lisboa (25 voos), Guarulhos-Nova York JFK (21 voos) e Guarulhos-Paris (21 voos).

-> CLIQUE AQUI E ASSINE A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?