Conheça o Aeroporto de Kangerlussuaq, o maior da Groenlândia

Situado no paralelo 67, o Aeroporto de Kangerlussuaq é o maior e mais movimentado da Groenlândia, além de ser um dos aeroportos mais ao norte do planeta.

O local serve como a principal porta de entrada (via aérea) para o gelado território, que pertence à Dinamarca. Abaixo, vamos conhecer mais detalhes deste aeroporto:

  • No mapa

Foto: Greenland Net
  • História

O ano era 1941 e a Segunda Guerra Mundial estava sucedendo. As forças armadas dos EUA construíram diversas bases aéreas em locais onde consideravam estratégicos para suas operações e o Aeroporto de Kangerlussuaq foi uma delas.

As obras foram concluídas em 1942 e a princípio a pista contava com 1.700 m de comprimento com 46 m de largura. A ideia dos norte-americanos era ter uma pista alternativa para a base de Narsarsuaq (Bluie West 1), localizada mais ao sul da Groenlândia. Naquela época, a base aérea em Kangerlussuaq foi denominada de Bluie West 8 (BW-8) e posteriormente veio a ser chamada de Sondrestrom Air Base.

Com o desenrolar do conflito mundial, o Aeroporto de Kangerlussuaq se tornou um importante ponto para reabastecimento das operações militares transatlânticas entre Europa e a América do Norte e um acampamento militar foi construído a 10 km do sítio aeroportuário. Com o fim da Segunda Guerra, o movimento no local caiu consideravelmente.

Os voos regulares por lá foram iniciados anos mais tarde, em 1954. A linha era operada pela SAS e era conhecida como “Polar Flight”, conectando Copenhagen a Los Angeles com paradas em Kangerlussuaq e Winnipeg, no Canadá. O DC-8 era o responsável por cumprir a ligação, que se tornou a principal forma de acesso à Groenlândia naquele período.

Entre os anos de 1957 e 1960, a pista foi ampliada, passando a contar com os atuais 2.810 m de comprimento e 61 m de largura. Outras estruturas, como o pátio, também passaram por reformas.

Durante a Guerra Fria, a Força Aérea dos EUA voltou a utilizar extensamente o local e com o fim da disputa, o abandonou em 1992. Sendo assim, o Aeroporto de Kangerlussuaq foi entregue ao governo da Groenlândia para uso civil.

  • O aeroporto hoje

O Aeroporto de Kangerlussuaq é atualmente o mais movimentado da Groenlândia e a principal base da Air Greenland, que é a única empresa aérea a operar no local. De Kangerlussuaq, a companhia conta com voos regulares para 7 aeroportos na Groenlândia e um na Dinamarca, esses operados por aviões. Com seus helicópteros, a operação da empresa no local é ainda mais ampla e atinge regiões mais remotas ou de difícil acesso.

Foto: David Stanley

Considerando os voos regulares com aviões de médio e maior porte, o Aeroporto de Kangerlussuaq conta com uma média de 80 operações semanais. Lembrando que existem outras movimentações, como os helicópteros, voos não regulares e operações militares.

O aeroporto serve como alternativa para aeronaves que voam entre a América do Norte e Europa em caso de alguma emergência ou pouso não programado. Situações assim já ocorreram algumas vezes por lá, como em 2016, quando um Boeing 767-300ER da Westjet, que cumpria o voo Londres-Toronto, precisou alternar para Kangerlussuaq por problemas técnicos.

A aérea canadense enviou dois Boeing 737s para “resgatar” os passageiros na Groenlândia.

 

  • Rotas partindo de Kangerlussuaq – Março 2023

– Nuuk: 30 voos semanais (Dash 8 Q200)

– Narsarsuaq: 2 voos semanais (Dash 8 Q200)

– Maniitsoq: 3 voos semanais (Dash 8 Q200)

– Sisimiut: 12 voos semanais (Dash 8 Q200)

– Aasiaat: 6 voos semanais (Dash 8 Q200)

– Ilulissat: 21 voos semanais (Dash 8 Q200)

– Pituffik: 1 voo semanal (Dash 8 Q200)

– Copenhagen: 4 voos semanais (A330-800)

A rota mais movimentada partindo de Kangerlussuaq é para Nuuk. O trecho também é o mais movimentado na Groenlândia, funcionando como uma ponte-aérea na região.

Uma curiosidade é que a Air Greenland passou a operar a linha para Copenhagen com seu novo Airbus A330-800, que substituiu o A330-200. O jato atual utilizado pela empresa é bastante raro, com poucas unidades ativas ao redor do mundo.

  • Galeria de fotos

  • Especificações

Código ICAO: BGSF

Código IATA: SFJ

Comprimento da pista: 2.810 m

Largura da pista: 61 m

Cabeceiras: 09/27

Superfície da pista: asfalto

Administração: Mittarfeqarfiit, Greenland Airports

Elevação: 50 m

Coordenadas geográficas: Latitude 67.01° N e Longitude 51.69°W


Você conhecia o Aeroporto de Kangerlussuaq? Conte para nós nos comentários:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?