ACI emite práticas recomendadas para estacionamento de aeronaves aterradas

Boletim destaca o risco de deterioração do pavimento causado por cargas estáticas das aeronaves por um período prolongado, especialmente em pavimentos flexíveis e derramamentos de combustível ou óleo

O Airports Council International (ACI) emitiu um boletim consultivo listando as melhores práticas para ajudar os aeroportos a mitigar os riscos criados pela necessidade de estacionar um grande número de aeronaves durante a crise do COVID-19. As restrições de viagem introduzidas em resposta à pandemia tornaram um desafio encontrar locais adequados para a parada de aviões, apresentando riscos para a infraestrutura, como danos causados ​​pelo uso do pavimento de uma maneira não pretendida originalmente, danos à aeronave por detritos de objetos estranhos (FOD) ou colisão e incursão na pista. O boletim destaca o risco de deterioração do pavimento causado por cargas estáticas das aeronaves por um período prolongado, especialmente em pavimentos flexíveis e derramamentos de combustível ou óleo durante a manutenção do aparelho. As recomendações incluem monitoramento e atualização contínua de planos centrados em locais para estacionamento de longo, intermediário e curto prazo; considerações de segurança relacionadas às opções de estacionamento em superfícies de limitação de obstáculos (OLS) e operações; distâncias livres entre aeronaves; locais de estacionamento não padronizados para parada como pistas e taxiways; e procedimentos de notificação e medidas de segurança para estacionamento fora do padrão. A ACI recomenda que os aeroportos e as companhias aéreas esgotem todo o espaço nos portões, rampas e optem pelo pavimento de concreto para estacionamento de longo prazo, em vez de superfícies de asfalto. Os principais aspectos da redução dos riscos de estacionamento em excesso incluem uma avaliação da resistência do pavimento para acomodar cargas. A ACI recomenda a realização de análises técnicas antes de sobrecarregar os pavimentos em mais de 10% em relação à resistência relatada. Em seguida, a ACI enfatiza a necessidade de tornar a aeronave o mais leve possível, descarregando qualquer coisa segura para remover sem comprometer a resistência do vento. Os operadores podem distribuir cargas de uma área de contato maior esvaziando os pneus, mas não mais do que o recomendado pelo fabricante. Por fim, a ACI recomenda a inspeção regular das condições do pavimento para a deterioração e documentação de depressões em pavimentos flexíveis sob rodas, ondulações e solavancos, perfurações no caso de projeto inadequado do pavimento e sinais de danos por vazamento de combustível. Uma vez que as operações normais sejam retomadas, os operadores aeroportuários devem considerar a recertificação de pavimentos de pistas e táxis usados ​​para estacionar aeronaves durante a pandemia.

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