A evolução das pinturas da Qatar Airways

Desde o seu início, a Qatar Airways usou tons e cores mais fechadas em suas pinturas e sempre trouxe elementos do Catar, como o Oryx, que é símbolo do país.

Durante sua trajetória, que se iniciou em 1993, a aérea do Oriente Médio teve três mudanças de pintura, sendo a transição em 1997 a mais significativa.

1993 – 1997

Foto: Wikimedia

A pintura de lançamento da Qatar Airways trazia um padrão comum nos anos 70 – 80, mas já não tão presente na década de 90. Duas linhas passavam por toda a fuselagem da aeronave e se juntavam no final, preenchendo o estabilizador vertical, que contava com uma representação do Oryx. A cor utilizada, burgundy, é a mesma da bandeira do país. Somente o Boeing 727 voou com tal esquema na época.

Em 2018, a companhia pintou seu Boeing 777-300ER A7-BAC com seu primeiro visual, criando uma bela pintura retrô no bimotor.

1994 – 1995
Foto: Wikimedia

Paralelamente, a empresa também utilizava uma outra pintura (não oficial), aplicada em seus dois primeiros Airbus A310, que chegaram em 1994. A parte traseira e o estabilizador da aeronave eram preenchidos pela cor burgundy, no entanto, não haviam linhas desenhadas na aeronave e grande parte da fuselagem era branca.

1997 – 2006

Foto: Konstantin von Wedelstaedt

Em 1997, com a chegada de seus primeiros Airbus A300, a Qatar Airways revelou sua nova pintura. A mudança drástica no esquema, trouxe um ar mais moderno à companhia. As linhas deram lugar à uma grande parcela da aeronave pintada em cinza, o Oryx foi remodelado e o “Airways” passou a aparecer ao lado de “Qatar”.

Outros modelos, como o A320, A321, A330, entre outros, também ‘vestiram’ a nova padronização. Os Boeing 727 foram repintados.

2006 – 2013

Foto: byeangel

Quase 10 anos depois, a pintura da operadora do Oriente Médio passou por uma nova atualização, mantendo o mesmo padrão da anterior, mas dando ênfase e remodelando certos elementos, como o Oryx, que foi novamente reestilizado no estabilizador vertical. Outra mudança considerável foi o título “Qatar” na fuselagem, que foi ampliado. O “Airways” acabou sendo retirado.

Um ano mais tarde, em 2007, a empresa começou a receber seus Boeing 777-300ER, já com o novo padrão.

2013 – Atual

Foto: Bahnfrend

Em 2013, o esquema da Qatar passou por mais uma renovação, mas dessa vez de forma mais sutil. A principal diferença foi a posição do Oryx, que ao invés de estampar o estabilizador vertical e parte da seção traseira, passou a ser retratado apenas no estabilizador.

Veja a paleta de cores utilizada na pintura atual da companhia:

Qatar Cargo: a divisão cargueira da companhia utiliza praticamente o mesmo esquema, apenas com uma diferença, a palavra “Cargo” escrita na fuselagem.


Não é a pintura mais atraente ou colorida, mas não deixa de ter sua elegância.

Qual a sua preferida? Conte para nós nos comentários:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?