Primeiro voo do DC-10 completa 52 anos

O primeiro voo do McDonnell Douglas DC-10, um dos mais icônicos aviões comerciais da história da aviação, completa hoje 52 anos (29 de agosto de 1970). O trijato foi primeiramente encomendado pela American Airlines, em 1966, que queria uma aeronave menor que o Boeing 747, mas com performance e alcance semelhantes. E foi ela, a American, a se tornar o cliente-lançador, com uma encomenda de 25 DC-10 em fevereiro de 1968, com outras 25 opções de compra. Na sequência, a United Airlines encomendou 30, com mais 30 opções de compra.

O DC-10 foi projetado, desenvolvido e construído na sede da fabricante, em Long Beach, na Califórnia. A certificação foi emitida pela FAA (agência norte-americana de aviação) em 29 de julho de 1971, e o primeiro voo com passageiros, feito pela American Airlines, ocorreu em 5 de agosto de 1971, ligando as cidades de Chicago e Los Angeles.

A McDonnell Douglas projetou e produziu três variantes. A série -10 foi construída para operar basicamente voos domésticos. Paralelamente, as séries -30 e -40 foram desenvolvidas para voos intercontinentais e de alcance estendido, e transportar mais carga.

A série -40 seria chamada -20, mas foi renomeada por solicitação do cliente-lançador, a Northwest Orient. O primeiro DC-10-40 foi entregue em 10 de novembro de 1972. Já o DC-10-30 surgiu logo depois, em 15 de dezembro, entrando em serviço pela Swissair. A versão cargueira -30F foi lançada em 1984 a pedido da Fedex. O avião foi produzido até 1988, quando o último exemplar fabricado foi entregue à Nigeria Airways. No total, 446 unidades foram construídas.

No Brasil, o modelo foi operado por Varig e Vasp, e pelas cargueiras VarigLog, Master Top Airlines e Brasmex. A derradeira companhia aérea a voar passageiros com o DC-10 foi a Biman Bangladesh, e o voo de despedida foi em 20 de fevereiro de 2014. Atualmente ainda se encontram poucos DC-10 convertidos em cargueiro em operação.

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