Grupo Air France-KLM compra 1,6 milhão de toneladas de combustível sustentável

Como líder no uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), o Grupo Air France-KLM reafirma seu compromisso em tornar o setor da aviação mais sustentável, e está dando um passo decisivo ao assinar o primeiro conjunto de acordos de longo prazo para fornecer o SAF necessário para suas companhias aéreas nos próximos anos.

Os acordos cobrem o fornecimento de um volume total de 1,6 milhão de toneladas de combustível sustentável de aviação entre 2023 e 2036. Isso evitará a emissão de 4,7 milhões de toneladas de CO2 em seu ciclo completo, em comparação com combustíveis fósseis.

Ademais, com total comprometimento em reduzir seu impacto ambiental, o Grupo Air France-KLM visa reduzir as emissões de CO2 por passageiro/km em 30% até 2030, em comparação com 2019 — uma meta que foi submetida à SBTi.

A trajetória de descarbonização conta com a incorporação de 10% de SAF até 2030, junto da renovação de frota e técnicas de ecopilotagem. Estes contratos representam um primeiro passo do grupo em direção à meta de 10% de incorporação de SAF até 2030. Isso cobrirá aproximadamente 3% dos 10% necessários.

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Os compromissos do acordo

Ao se comprometer com a compra de combustível a longo prazo agora, a Air France-KLM apoia o desenvolvimento da indústria de produção de SAF. A indústria ainda está no início no mundo inteiro (em 2021, a produção de SAF representou 0,01% do combustível de aviação consumido no mundo). Isso resulta em preços de três a quatro vezes maiores em comparação com o querosene tradicional.

Ao aumentar o uso e a demanda, a Air France-KLM visa a cumprir seu papel aumentando a escala da produção comercial de SAF para uma maior adesão em 2030.

Combustíveis Sustentáveis de Aviação são um dos métodos mais promissores para reduzir emissões de CO2 na indústria da aviação, ao lado da redução do uso de combustível.

Sendo assim, o SAF pode reduzir as emissões de CO2 em uma média de 80% em comparação com o combustível convencional em todo o ciclo de vida. Além disso, ele não requer nenhuma modificação no motor.

Por fim, a geração atual de SAF pode ser feita a partir de óleo de cozinha usado e resíduos agrícolas e florestais. No futuro, combustíveis sustentáveis sintéticos de aviação também estarão disponíveis, feitos de hidrogênio e carbono capturado.

 

 

 

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