Primeiro Global 6000 “espião” da Alemanha começa a tomar forma

A Bombardier começou as modificações em um jato executivo Global 6000 que será operado pela Força Aérea da Alemanha. As alterações são feitas no centro de defesa da fabricante canadense, localizado no Kansas (EUA).

Ao todo, três fuselagens serão modificadas e entregues à divisão de manutenção, reparo e revisão da Lufthansa Technik, que dará apoio e suporte à força aérea. No momento em que estiverem prontas, as aeronaves “espiãs” serão utilizadas na coleta de sinais para a Inteligência alemã.

Além da aeronave, a Bombardier Defense supervisionará os testes e a certificação da aeronave modificada. Por outro lado, a Lufthansa Technik realizará a integração dos sistemas da Hensoldt.

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O sistema Pegasus (da sigla Persistent German Airbone Surveillance System) entrará em serviço em 2026 nos Global 6000. Em resumo, se colocarmos em termos práticos, a coleta de sinais significa a interceptação de rádio e comunicações eletrônicas.

Anteriormente, a Força Aérea da Alemanha utilizava para esse tipo de missão o bimotor turbo-hélice Dassault-Breguet Atlantic. A aeronave, projetada para patrulha marítima e operada nos anos 1960, foi aposentada pelos alemães em 2010. A princípio, ele seria substituído por VANTs (veículos aéreos não tripulados), projeto abandonado em 2013.

(Foto: Bombardier)

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