British Airways apóia plano da ZeroAvia para avião a hidrogênio

 

Os planos da ZeroAvia para um avião regional de 50 passageiros movido a hidrogênio parecem se basear na conversão de um modelo existente, como um ATR 42. (Imagem: ZeroAvia)

A British Airways está entre um grupo de investidores que apóia uma nova rodada de financiamento de US $ 24,3 milhões para apoiar os planos da ZeroAvia de desenvolver um avião de 50 passageiros movido a hidrogênio. De acordo com a start-up sediada nos Estados Unidos, que já arrecadou quase US $ 74 milhões – incluindo US $ 53 milhões em investimento privado e uma subvenção do governo do Reino Unido de cerca de US $ 16,3 milhões – o objetivo é colocar o veículo de 50 lugares em serviço comercial até 2026 e acredita que, em 2030, um avião comercial de 100 passageiros poderá estar operando com seu trem de força elétrico de 600 kW. As aplicações do sistema elétrico de hidrogênio em aeronaves menores são esperadas já em 2024.

ZeroAvia não deixou claro se seu planejado sistema de propulsão de 2 MW seria usado para converter um avião existente ou ser empregado como equipamento padrão em um novo projeto de aeronave. Uma imagem divulgada com o anúncio mostrou a impressão de um artista de uma aeronave semelhante ao ATR 42.

A empresa enfrenta a concorrência da Universal Hydrogen, que fez parceria com a especialista em células de combustível e distribuição de energia Plug Power para desenvolver planos para converter aeronaves para propulsão a hidrogênio. A empresa sediada na Califórnia identificou os aviões regionais existentes de 40 a 60 assentos, incluindo o ATR 42 e o Bombardier Dash 8, como adequados para conversão e diz que eles poderiam entrar em serviço comercial a partir de 2025 e ter um alcance potencial de mais de 1.000 km.

Foto: Divulgação

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?