Airbus estabelece nova data para o A321XLR entrar em operação

Espera-se que o Airbus A321XLR entre em serviço no segundo trimestre de 2024, o que representa mais alguns meses de espera por parte dos operadores.
Em maio deste ano a empresa disse que o programa estaria completo no “início de 2024”. A Airbus mencionou a nova data de acordo com seus resultados do terceiro trimestre divulgados dia atrás. Em suma, esses resultados apresentam maiores números com novas entregas e vendas de aeronaves.
A nova data deve atender a certos requisitos das agências reguladoras e pode ter relação com a certificação do recurso exclusivo do XLR, o Tanque Central Traseiro (RCT) com capacidade para 12.900 litros.
Leia também:
- Emirates voltará a operar para São Paulo com Airbus A380
- ITA Airways recebe o primeiro Airbus A220
- Airbus entrega A350 de número 500
Por fim, a Airbus sugeriu algumas modificações para tornar o design mais seguro após o tanque ser posicionado atrás do trem de pouso principal e diretamente sob a cabine de passageiros.
Desde o primeiro voo do primeiro A321XLR com motores CFM LEAP em 15 de junho, todas as três aeronaves de testes já entraram no programa. A segunda aeronave com Pratt & Whitney Geared Turbofans (GTF) voou pela primeira vez em 23 de setembro, e a terceira que está equipada com motores CFM está com uma configuração completa de cabine, ingressou no programa em 20 de outubro.