Varig 810: o 707 que colidiu com uma montanha no Peru

Era madrugada de terça-feira, 27 de novembro de 1962, quando Varig 810 partiu do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Operado pelo Boeing 707 de matrícula PP-VJB, o voo decolou da capital fluminense às 1h53 (local) rumo a Lima. Essa era a primeira etapa de cinco, uma vez que o quadrijato ainda realizaria paradas em Bogotá, Cidade do Panamá, Cidade do México e, por fim, Los Angeles. A bordo, 97 ocupantes, sendo 80 passageiros e 17 tripulantes.

Gilberto Salomoni era comandante do voo, que transcorreu sem maiores problemas durante a etapa de cruzeiro. O primeiro contato com os controladores de Lima aconteceu às 3h09 (local), quando o quadrimotor ainda estava a 36 mil pés de altitude. A estimativa do pouso era 3h36 (horário de Lima). Após o cruzamento do ponto Pisco, às 3h13, a descida para a a capital peruana foi iniciada.

Às 3h30, o PP-VJB atingiu os 12 mil pés, mas estava muito alto para uma aproximação direta para a pista 33 do aeroporto de Lima-Callao. O controle de aproximação sugeriu que a tripulação realizasse um 360º sobre a região de Las Palmas.

Os pilotos iniciaram o procedimento, com a aeronave em descida como o previsto, no entanto, ao concluir a órbita, o quadrimotor desviou levemente de sua proa determinada de 330º. Após mais algumas curvas, o quadrimotor agora deveria estar seguindo o rumo 327º para bloquear o ILS e realizar uma aproximação back course, ou seja, utilizando o ILS da cabeceira oposta, necessitando deixar os instrumentos de bordo configurados com o curso 147º. Contudo, o avião estava na direção 333º e não 327º e passou do local do alinhamento e manteve o curso por motivos desconhecidos. A direção errada foi mantida por mais três minutos, quando o 707 colidiu contra o pico La Cruz, a cerca de 25 km a sudeste do aeroporto de Lima-Callao. Todos a bordo morreram com a explosão.

No momento da colisão, o quadrimotor estava com os trens de pouso baixados e flap estava configurado na posição de 30º, ambas as configurações condizem com uma aproximação de pouso.

A investigação não conseguiu concluir o motivo de tal desorientação.

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