Relembre: o Embraer 145 na frota da Passaredo

Era 2008 quando a Passaredo (atual Voepass) fez um anúncio que mudaria a dinâmica de sua frota e malha aérea. Em novembro daquele ano, a empresa revelou que incorporaria, a princípio, dois jatos Embraer 145 em suas operações. A informação foi divulgada na sede da Passaredo, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Naquele momento, a frota da companhia era composta por seis E120 Brasília.
Chegada
Meses após a revelação, em abril de 2009, o primeiro jato pousou em sua nova casa: o Aeroporto Leite Lopes. De matrícula PR-PSF, a aeronave iniciou sua trajetória em 1997 na British Regional Airlines como G-EMBA. A chegada do primeiro Embraer 145 marcou também outra novidade na Passaredo: a estreia de um novo visual. A pintura majoritariamente branca deu lugar a um atraente esquema onde tons de amarelo e cinza eram as cores predominantes e se misturavam desenhando curvas na fuselagem da aeronave.
Naquele momento, o Aeroporto de Ribeirão Preto passava por reformas, incluindo um novo terminal de passageiros, o que ajudaria a Passaredo a ampliar sua malha na cidade.
Em maio chegou o segundo: PR-PSG. No Brasil, somente a Rio Sul havia operado comercialmente o modelo e a Passaredo estava dando uma nova vida ao E145 no País. Ainda em 2009, a empresa decidiu incorporar novas unidades e mais dois chegaram naquele ano: PR-PSH e PR-PSI.
Ampliação do mapa de rotas
Com capacidade para 50 passageiros e mais velozes, os jatos permitiram com que a Passaredo explorasse o mapa do Brasil de Norte a Sul. Até junho de 2011, a empresa incorporou outras 11 unidades, totalizando 15 em operação.
O mapa de rotas da companhia cresceu de forma considerável e diversos destinos foram inaugurados, como Porto Alegre, Recife, Londrina, Ji-Paraná, Barreiras, Palmas, Sinop, Alta Floresta, Belém, Cascavel, Araguaína, Fortaleza, entre muitos outros.

Entre novembro de 2010 e novembro de 2011, a Passaredo voou com um Embraer 135, passando a ser a única linha aérea brasileira até hoje a operar o modelo comercialmente. De matrícula PT-TJA, o bimotor ajudou a empresa a fortalecer sua malha, que nesse período superava os 20 destinos.
Em 2011, a Passaredo decidiu aposentar os seus Embraer Brasília e padronizou sua frota somente com jatos.
Além de proporcionarem crescimento à empresa, os E145 também ganharam o público com a sua agilidade e conforto.
Flight Check na Flap
Em 2009, Gianfranco “Panda” Beting embarcou em dois trechos nos jatos da Passaredo: Guarulhos-Ribeirão Preto-Curitiba. A publicação saiu na Edição 441 da Flap.
Na avaliação Panda deu 8,5 de nota final, destacando a pontualidade, serviço dos comissários e check-in com nota 10.
“Foi o meu primeiro voo na Passaredo. Estava curioso e não saí decepcionado. Ao contrário, as impressões foram as melhores possíveis. Conversando com os executivos da companhia, percebe-se que estão compromissados com a prestação de serviços que aliem segurança e qualidade. Os novos jatos ERJ também ajudarão muito, não somente a ampliar a malha da companhia, como também a percepção junto ao público de que a Passaredo veio para ficar. Deu até rima com o slogan: Passaredo, a sua companhia no ar.”
Gianfranco Beting
Capas da Flap
Os E145 da Passaredo também foram capa em algumas edições da Revista Flap, como a 439:
Pinturas Especiais
Ao longo de sua permanência na Passaredo, alguns Embraer 145 receberam adesivagens especiais:
- PR-PSF: Rally dos Sertões
- PR-PSH: Cerveja Skol
- PR-PSK: Barretos
- PR-PSO: Rio Negro & Solimões
- PR-PSR: 60 Anos Esquadrilha da Fumaça
- PT-PSS: 60 Anos Esquadrilha da Fumaça
Em 2012, a empresa realizou um emblemático voo sobre a região de Ribeirão Preto, onde o jato de matrícula PT-PSS voou acompanhado da Esquadrilha da Fumaça. Confira fotos:
Fim do Embraer 145 na Passaredo
Também em 2012, a empresa anunciou que incorporaria turboélices ATR 72-600 em sua frota. De início, a informação é de que eles não iriam substituir os E145. Naquele ano, a empresa entrou em recuperação judicial e alegando a alta do preço do combustível e a concorrência acirrada, a Passaredo decidiu aposentar todos os jatos da Embraer.
Eles começaram a deixar a frota da companhia de forma gradual em setembro de 2012. Em 2014, a operação da Passaredo já era somente de ATR 72s. O primeiro deles, PR-PDA, havia chegado em maio de 2012.
Assim terminaram os cerca de 4 anos do Embraer 145 na frota da Passaredo. Saíram de forma discreta e deram lugar aos turboélices franco-italianos, que a empresa (Voepass) opera até hoje.
Lista de matrículas
Modelo | Matrícula | Data de entrega (Passaredo) | Status atual |
Embraer 145 | PR-PSF | Abril 2009 | Estocado como N255EC |
Embraer 145 | PR-PSG | Maio 2009 | Desmontado em Kingman (2018) |
Embraer 145 | PR-PSH | Agosto 2009 | Ativo na fastjet Zimbabwe como Z-FJF |
Embraer 145 | PR-PSI | Julho 2009 | Ativo na Solenta Mozambique como C9-BBM |
Embraer 145 | PR-PSJ | Junho 2010 | Acidentado em 2010 em Vitória da Conquista |
Embraer 145 | PR-PSK | Abril 2010 | Estocado como N855HK |
Embraer 145 | PR-PSL | Maio 2010 | Estocado como N834HK |
Embraer 145 | PR-PSM | Junho 2010 | Estocado como N829HK |
Embraer 145 | PR-PSN | Julho 2010 | Estocado como N853HK |
Embraer 145 | PR-PSO | Dezembro 2010 | Estocado como N854HK |
Embraer 145 | PR-PSP | Janeiro 2011 | Estocado como N856HK |
Embraer 145 | PR-PSQ | Dezembro 2010 | Ativo na Cronos Aviation como 3C-MAQ |
Embraer 145 | PR-PSR | Fevereiro 2011 | Ativo na fastjet Zimbabwe como Z-FJG |
Embraer 145 | PR-PST | Abril 2011 | Operando pela ONU como 5Y-CAV |
Embraer 145 | PT-PSS | Junho 2011 | Desmontado |
Embraer 135 | PT-TJA | Novembro 2010 | Ativo na Airlink como ZS-SUV |
Você voou em um Embraer 145 na Passaredo? Conte para nós:
Já voei os R145 da Passaredo, ótimo avião, fiquei triste quando foram aposentados.