Relembre: o E175 na frota da Trip Linhas Aéreas

O E175 é o jato comercial de maior sucesso na história da Embraer, com cerca de 740 unidades já entregues de um total de 822 encomendados. A aeronave se tornou bastante popular principalmente nos Estados Unidos, voando pelas regionais da American Airlines, Alaska Airlines, United Airlines e Delta Air Lines. No entanto, em seu país natal, o bimotor não teve êxito e apenas duas companhias aéreas utilizaram o modelo em voos comerciais com passageiros, uma delas, a Trip Linhas Aéreas.

Em 2008, a empresa estava em pleno crescimento e buscava novas aeronaves para a sua frota, que, na época, era composta somente por ATR 42 e ATR 72. O escolhido foi o E175 e o anúncio foi realizado ainda em 2008, com uma outra novidade: a nova identidade visual da companhia.

Em fevereiro de 2009, o primeiro deles (PP-PJA) decolou pela primeira vez e realizou um ensaio de fotos air-to-air ainda quando ostentava a matrícula temporária PT-SNF. O exemplar foi entregue à Trip Linhas Aéreas em junho de 2009, acompanhado PP-PJB e seguido do PP-PJC. Para celebrar o novo capítulo na história da Trip, o PP-PJA realizou um restante no Campos dos Amarais, em Campinas, onde ficavam os escritórios da empresa.

O trio entrou em serviço regular logo na sequência e, de início, ficou fixo em três trajetos:

  • Rio de Janeiro – Confins – Goiânia – Cuiabá – Ji-Paraná
  • Rio de Janeiro – Curitiba – Rio – São José do Rio Preto – Campo Grande – Corumbá
  • Campinas – Curitiba – Londrina – Cuiabá

A malha acima foi reformulada semanas após o início das operações, buscando melhorar o aproveitamento dos jatos.

Em julho de 2009 chegou o PP-PJD e a empresa fechou aquele ano com cinco E175 em atividade, com a chegada também do PP-PJE em dezembro. Uma curiosidade é que, ao contrário dos outros quatro exemplares, o PP-PJD não era novo de fábrica e, antes da Trip, havia voado no Caribe e na Alemanha. Ele era arrendado e não fazia parte da encomenda original. Sua configuração era para 78 passageiros, diferente dos demais que acomodavam 86. Posteriormente, a Trip alterou a configuração no PJD para 86 assentos. Outra curiosidade é que o PJD foi o segundo protótipo do E175 produzido pela Embraer e participou da certificação do modelo.

Incorporado em 2010, o PP-PJF foi o último E175 recebido pela Trip da encomenda original com a Embraer. Ainda em 2010, chegaram o PP-PJG e PP-PJH, seguidos do PP-PJI, em novembro de 2011. Os três últimos mencionados também eram arrendados e haviam voado anteriormente na Paramount Airways, da Índia.

Com nove E175 em sua frota, a Trip utilizou seus jatos em voos por todas as regiões do País, como os trechos Manaus – Porto Velho – Cuiabá – Guarulhos ou o Campinas – Curitiba – Rio de Janeiro – Vitória – Porto Seguro. Em rotas de menor demanda, a empresa colocava seus ATR e nas com maior demanda, o E190.

A operação em voos comerciais do E175 no Brasil durou pouco. Em 2012, foi anunciada a fusão entre Azul e Trip e ficou decidido que o nome Trip desapareceria. Consequentemente, a frota também passou por reformulações e a Azul decidiu tirar o E175 de operação. Ainda que com os dias contados, a Azul operou com o modelo por alguns meses e dois exemplares, PP-PJA e PP-PJE, chegaram a ganhar os títulos da Azul.

O PP-PJD foi o primeiro a ser retirado de serviço, sendo devolvido em outubro de 2012. Todos os outros deixaram a frota ao longo de 2013 e assim terminou os quase quatro anos de operação do E175 em voos comerciais no Brasil.

Atualmente, o modelo está em atividade no País, mas pela Polícia Federal, que possui dois exemplares.

Saiba o status atual de cada E175 que voou na Trip:

Matrícula Status atual
PP-PJA Ativo na Air Canada Express como C-FUJA
PP-PJB Ativo na Air Canada Express como C-FJBO
PP-PJC Ativo na Air Canada Express como C-FXJC
PP-PJD Desmontado
PP-PJE Ativo na Air Canada Express como C-FUJE
PP-PJF Ativo na Air Canada Express como C-FXJF
PP-PJG Ativo na Air Canada Express como C-FRQM
PP-PJH Ativo na Air Canada Express como C-FRQN
PP-PJI Ativo na Air Canada Express como C-FRQK

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