Há 96 anos, era fundada a pioneira Varig; veja fotos históricas

Há exatos 96 anos, se iniciava a longa trajetória da nossa Pioneira: a Varig. Icônica e emblemática, a companhia surgiu no Rio Grande do Sul e durante muito tempo, levou o nome do nosso país com elegância para viajar ao redor do planeta, além também de conectar todas as regiōes do país. Para celebrar esse marco, convidamos você, nosso leitor, a embarcar nos primeiros anos da história da companhia:

Pai da Varig

Nascido em 1897, o alemão Otto Ernet Meyer Labastille, conhecido como “Pai da Varig”, embarcou para o Brasil em 1921 contratado por uma empresa no Recife. Ele tentou fundar uma companhia de transporte aéreo na capital pernambucana, depois no Rio de Janeiro, mas foi só no Rio Grande do Sul que Meyer conseguiu o apoio necessário.

Em 1926, ele foi para a Alemanha buscando aeronaves. Dois anos antes, o Condor Syndikat era fundado em Berlim com intuito de desenvolver a aviação da Alemanha em países estrangeiros, promovendo também a venda de aeronaves alemãs para a criação de linhas comerciais nas Américas do Sul e do Norte. O diretor comercial da empresa era Fritz Hammer.

Em sua viagem para a Alemanha, Meyer se encontrou com Fritz Hammer e fechou negócio com o Condor Syndikat para o fornecimento de aeronaves e funcionários. Em troca, a empresa alemã teria 21% da futura companhia aérea brasileira.

Primeiras Aeronaves e Primeiros voos

O Condor Syndikat havia comprado dois Dornier Wal, que receberam nomes de batismo “Atlântico” e “Pacífico”. O hidroavião comportava 10 passageiros e na época era um sucesso, com mais de 300 unidades vendidas.

O primeiro deles, “Atlântico”, foi despachado para as Américas em um navio cargueiro e chegou ao Uruguai em novembro de 1926. Posteriormente, a aeronave fez sua primeira parada no Brasil em 19 de novembro de 1926, em Rio Grande, terminando sua viagem 8 dias depois no Rio de Janeiro.

Meses mais tarde, em 3 de fevereiro de 1927, decolou o primeiro voo comercial já registrado no Brasil. Operado pelo “Atlântico”, a operação partiu de Porto Alegre para Pelotas e depois Rio Grande, com três passageiros a bordo. A rota ficou conhecida  como Linha da Lagoa.

Nasce a Varig

Enquanto o Brasil dava os seus primeiros passos nos voos comerciais, Otto Meyer se preparava para lançar sua companhia aérea, o que veio a acontecer alguns meses depois.

Em 7 de maio de 1927, há exatos 96 anos, nasceu a Viação Aérea Rio Grandense – Varig. A fundação da empresa aconteceu em um encontro em Porto Alegre, que reuniu mais de 500 investidores. Otto Meyer foi eleito o Diretor-Gerente da Pioneira. Três dias depois, um pedido solicitando a autorização para o início das operações foi enviado ao então Ministro de Viação e Obras. A permissão foi concedida em 10 de junho.

Posteriormente, o “Atlântico” foi transferido para a Varig e ganhou a matrícula P-BAAA. Sendo assim, o hidroavião passou a ser a primeira aeronave registrada no RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro.

Primeira decolagem

Em 22 de junho de 1927, decolou oficialmente o primeiro voo da linha aérea gaúcha. O P-BAAA realizou a operação, que conectou Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas, assim como no primeiro voo comercial do Brasil, efetuado meses antes.

A partir daí, se iniciou uma série decolagens, que colocaram a Varig um em patamar internacional. Ver uma aeronave da companhia em algum outro país era como estar observando um pedacinho do Brasil. No cenário nacional, a empresa se consolidou como uma grande líder, conectando todas as regiões do país.

Feitos ao longo da história 

Ao longo de sua longínqua e rica trajetória, a Varig acumulou diversos momentos marcantes, como por exemplo, a introdução de jatos widebody no Brasil com o DC-10, bem como a chegada do primeiro Boeing 747 registrado no país. A empresa foi, durante muito tempo, a transportadora oficial da Seleção Brasileira e já trouxe três taças da Copa do Mundo: 1970, 1994 e 2002. Entre outros fatos históricos, a Varig foi responsável pelo transporte do corpo de Ayrton Senna desde a Itália até o Brasil. Em 1959, foi uma das três empresas a darem início à famosa Ponte Aérea e, com os Electras, a Varig se tornou a “cara” da rota mais movimentada do país. Em 1985, a companhia estreou o aeroporto de Guarulhos, com o pouso de um Boeing 747-200 procedente de Nova York e em 1997 se juntou à Star Alliance logo após a criação da aliança.

São muitas histórias, muitos pioneirismos. Do P-BAAA, primeira aeronave incorporada, ao PP-VTW, último avião recebido, a Varig voou com diversos e inúmeros modelos, entre eles, o Boeing 727, Boeing 767, Lockheed Constellation, Airbus A300, Convair 240, Junkers G-24, MD-11, DC-3, Caravelle, Boeing 707, Dragon Rapide e muitos outros.

Lembrada pelas suas belas propagandas e jingles, as pinturas da Varig Varig Varig também se tornaram símbolos da empresa, do Ícaro à Estrela.

Para encerrar nossa homenagem à Pioneira do Brasil e matar as saudades, explore abaixo uma Galeria de Fotos da Varig do Arquivo Flap:


Sem dúvida, a Varig foi precursora e divisora de águas na aviação brasileira.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?