Saiba quais são as operadoras atuais do 787-10, o maior Dreamliner da família
Em 2013, a Singapore Airlines se tornou a primeira empresa aérea a encomendar o Boeing 787-10, com um pedido para 30 unidades. Anos mais tarde, em 31 de março de 2017, o modelo fez sua primeira decolagem. A certificação de tipo veio em janeiro de 2018 e as entregas se iniciaram na sequência, em março daquele mesmo ano, com o chegada do 9V-SCA para a Singapore Airlines.
O maior membro da família Dreamliner é também o que menos obteve encomendas. Ao contrário de seus irmãos menores, o 787-8 e 787-9, que acumulam 424 e 1.115 pedidos respectivamente, o 787-10 conquistou 217 encomendas até o momento. Atualmente, o modelo conta com nove operadoras ao redor do planeta, confira:
Operadora | Quantidade | Primeiro Entregue | Configuração Utilizada |
All Nippon Airways | 03 | JA900A em março de 2019 | C38W21Y235 |
British Airways | 07 | G-ZBLA em junho de 2020 | F8C48W35Y165 |
Etihad Airways | 09 | A6-BMA em outubro de 2018 | C32Y304 |
EVA Air | 09 | B-17801 em junho de 2019 | C34Y308 |
KLM | 10 | PH-BKA em junho de 2019 | C38W28Y252 |
Saudi Arabian | 05 | HZ-AR24 em setembro de 2019 | C24Y333 |
Singapore Airlines | 17 | 9V-SCA em março de 2018 | C36Y301 |
United Airlines | 21 | N12003 em dezembro de 2018 | C44W21Y253 |
Vietnam Airlines | 04 | VN-A872 em agosto de 2019 | C24Y343 |
TOTAL ATIVOS: | 85 | – | – |
Com 21 unidades, a United Airlines é a maior operadora atual do modelo e o utiliza em voos como Newark-Barcelona, Newark-Tel Aviv, Chicago-Guarulhos, entre outros.
A All Nippon Airways revelou na última semana que irá colocar seus 787-10 para realizar voos domésticos no Japão e que irá alterar a configuração das aeronaves, conforme reportamos aqui.
Também na última semana, a Qantas anunciou a encomenda de oito 787-10, passando a ser a mais nova cliente do modelo.
Você já voou em um 787-10? Conte para nós aqui nos comentários: