Saiba por onde estão os cinco 767-300 que voaram na Transbrasil
Já voando com o 767-200, a Transbrasil recebeu seu primeiro 767-300, o PT-TAD, no início da década de 90. Entre 1991 e 2001, a companhia chegou a voar com cinco exemplares do modelo (não ao mesmo tempo) e os utilizava principalmente em suas rotas internacionais.
Todos os 767-300 já operados pela companhia (PT-TAD, PT-TAE, PT-TAF, PT-TAL e PT-TAM) encontraram outros operadores após deixarem de voar na Transbrasil, mas atualmente, somente dois continuam ativos e os outros três foram desmontados.
Confira mais detalhes:
Matrícula | Período voando na Transbrasil | Status atual |
PT-TAD | 1991 – 1993 | Ativo na Azur Air como RA-73079 |
PT-TAE | 1991 – 2000 | Desmontado em 2015 em Marana |
PT-TAF | 1992 | Ativo na Azur Air como RA-73080 |
PT-TAL | 1994 – 2001 | Desmontado em 2018 no México |
PT-TAM | 1995 – 2001 | Desmontado em 2019 no México |
Os três primeiros 767-200 da Transbrasil (aliás, os primeiros do tipo no Brasil e possivelmente na América Latina) , recebidos em 1983, tiveram o seguinte destino (paradeiro atual).
PT-TAA (originalmente asa azul): sucata está abandonada no aeroporto de Brasília;
PT- TAB (originalmente asa laranja): idem;
PT-TAC (originalmente asa verde): carcaça em péssimo estado de conservação exposta num terreno em frente a uma grande floricultura em Taguatinga-Distrito Federal. Ao menos fuselagem e asas estão inteiras, ao contrário dos dois primeiros.
Oportunamente, posto fotos dessas carcaças.
Me parece que o nobre editor está desinformado.
Os primeiros 767 da Transbrasil foram com as matrículas, PT TAA, PT TAB, e PT TAC adquiridos na década de 80.
Oi Fernando. Sim, no início do texto menciono que a Transbrasil já operava o 767-200, mas a matéria é sobre o 767-300 e os primeiros chegaram na década de 90.
Voei no 767 da Transbrasil em 1983