Ryanair compra 200 milhões de litros de combustível sustentável

A Ryanair assinou contrato para a compra de 200 milhões de litros de SAF (da sigla em inglês, combustível de aviação sustentável) da OMV, multinacional austríaca que atua na área de petróleo, gás e produtos químicos.

O combustível estará à disposição das aeronaves da Ryanair, num primeiro momento, em aeroportos selecionados na Alemanha, Áustria e Romênia. Com o uso do SAF, a companhia aérea pretende eliminar 400 mil toneladas em emissões de poluentes.

A Ryanair tem como meta usar 12,5% de combustível sustentável em toda sua frota até 2030, e alcançar a emissão zero de carbono em 2050. A companhia investiu recentemente US$ 22 bilhões para renovar parte de sua frota dos 737 mais antigos pelos novos MAX, que são 40% mais silenciosos e 16% menos poluentes.

Escassez

O mundo tem enfrentado uma escassez na distribuição de combustível de aviação sustentável. Interrupções na cadeia de suprimentos, o aumento pela procura por voos no cenário pós-pandemia e até a guerra na Ucrânia têm influenciado na produção de SAF.

O aumento do preço do combustível comum de aviação tem tornado o custo do SAF, que é mais caro, atraente para as empresas, mas o nível de oferta está longe de torná-lo viável na maioria dos casos.

Com diversas companhias aéreas procurando alternativas para reduzir a emissão de poluentes, será necessário que a indústria invista cada vez mais na produção de combustíveis sustentáveis para atender à demanda.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?