Kiwirok Airport: o aeródromo que tem uma curva na pista

No último sábado, conhecemos em detalhes o Aeroporto de Velana, que é a principal porta de entrada das Maldivas. Hoje nós vamos para a Indonésia, explorar um aeroporto bastante peculiar: o Kiwirok Airport.


Sejam bem-vindos ao Aeroporto de Kiwirok, localizado em uma região montanhosa na província de Papua, na Indonésia, e bem próximo da fronteira com o país Papua e Nova Guiné. O aeroporto atende a pequena vila de Kiwirok, que possui cerca de 2 mil moradores e é a principal porta de entrada e de saída da cidade, tanto para viajantes e habitantes, quanto para suprimentos.

Foto via Google Maps

Para se ter uma noção do quão isolada e remota essa região é, existem outras seis pistas em um raio de 10 milhas (considerando Kiwirok) para atender os outros minúsculos vilarejos que estão ali situados, isso porque o acesso terrestre é praticamente inexistente. O aeródromo de Kiwirok se destaca dos demais por conta de uma peculiaridade: sua pista tem uma curva em uma das cabeceiras, o que a torna, digamos, ‘torta’. No vídeo abaixo pode-se observar melhor como funciona a operação no local:


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Como não existe um pátio, as aeronaves estacionam na pista mesmo, às vezes até enfileiradas, ou então param no gramado ao lado. O aeroporto é desafiador não só por estar localizado em uma região rodeada de montanhas, mas também por conta das condições climáticas que mudam de forma muito rápida, trazendo desafios aos pilotos que operam por ali. Mark Hoving, que é um piloto experiente na região, contou através de uma publicação no site JAARS que se ele chega por lá em uma manhã com nuvens baixas, ele sempre realiza uma segunda órbita para sentir o quão rapidamente as condições meteorológicas irão mudar, uma vez que as nuvens se formam e se dissipam em minutos. O aeródromo não conta com publicação de METAR e muito menos possui algum sistema de auxílio para o pouso.

O Kiwirok Airport está situado a cerca de 5 mil pés acima do nível do mar e seu designador ICAO é WAJK. A pista é asfaltada e possui 596 metros de comprimento com 18 m de largura. As cabeceiras são as 07 e 25. Outro fato curioso deste aeródromo é que como na cabeceira 7, que é a curvada, existe um pequeno morro seguido de uma montanha, as aeronaves sempre pousam pela 25 e decolam pela 07, independente do vento.

O aeroporto hoje

De acordo com Josephinne Krisdiva, que cuida do Planejamento de Malha da Susi Air, o aeroporto de Kiwirok se encontra fechado desde janeiro de 2022 por razões de segurança. A única operadora que realizava voos regulares em Kiwirok era a Susi Air, que possui uma vasta malha de destinos na Indonésia, sendo muitos deles em locais bem remotos. As ligações eram efetuadas com o Cessna Caravan C208, ocorrendo normalmente uma vez na semana de/para Jayapura, cidade que é capital da província de Papua. Outras empresas como a Smart Aviation e a AMA Papua também pousavam por lá, mas em voos charters. Os aviões que operavam com maior frequência em Kiwirok eram: o PC-6 Turbo Porter e o Cessna Caravan. Ambos são robustos e ideais para operações em pistas curtas.

Em 2021, a região foi para os holofotes dos noticiários na Indonésia, por conta de uma invasão e ataques de rebeldes. Casos de mortes foram registrados e a melhor solução para amenizar a situação foi evacuar a vila de Kiwirok. A forma mais rápida e precisa para essa realização foi através do pequeno aeródromo. Confira os vídeos abaixo relacionados ao aeroporto de Kiwirok:

Você conhecia este aeroporto tão único? Teria coragem de pousar lá?

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