Assinado o contrato de concessão do bloco MS/SP/MG/PA da Aena

A Aena assinou hoje (28) junto à Anac o contrato de concessão de 11 aeroportos envolvendo os blocos MS/SP/MG/PA, que inclui o aeroporto de Congonhas. A concessionária arrematou os terminais por R$ 2,4 bilhões, em agosto do ano passado.

A Anac poderá declarar a efetivação do contrato e dar início a transição das gestões aeroportuárias após a realização dos pagamentos da outorga.

A transição, ainda sem data definida de início, acontece em várias etapas. O primeiro passo inclui a apresentação dos planos operacionais, de treinamento de pessoas e a comunicação com a comunidade aeroportuária – que inclui todas as empresas que atuam nos aeroportos e seus colaboradores.

Esses projetos devem ser entregues em 40 dias após o início do processo, e a ANAC tem o mesmo tempo para analisá-los. Em seguida, começa um período de operação assistida, em que a concessionária vai atuar em conjunto com os atuais gestores da Infraero.

Concluídos os trâmites iniciais, a Aena passa a gerir os aeroportos. Primeiro, recebe os equipamentos com menos de um milhão de passageiros ao ano. Após 45 dias, é transferida a administração dos terminais com mais de um milhão de embarques e desembarques. Por último, a concessionária assume Congonhas. Esse cronograma está previsto para ocorrer entre agosto e novembro.

A concessão dos 11 aeroportos é a maior operação de desenvolvimento internacional da história da Aena, que, sob a marca Aena Brasil, administra 100% de seis aeroportos no Nordeste, desde 2020. Ao final do processo, a concessionária estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 terminais que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Assine Agora

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?