Raízen promove primeiro abastecimento de aeronaves com caminhão elétrico no Aeroporto de Guarulhos

A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, iniciou a operação de abastecimento de aeronaves utilizando um e-Delivery, caminhão 100% elétrico da Volkswagen, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP).

O caminhão é recarregado em uma estação de recarga rápida Shell Recharge, com potência de 60 kW, instalada dentro da área de operações do aeroporto. O veículo é recarregado em uma hora, utilizando energia limpa e 100% renovável produzida pela Raízen. O primeiro abastecimento pelo caminhão elétrico foi em uma aeronave da Azul, hoje pela manhã.

O e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil. Feito na fábrica da VWCO, localizada em Resende (RJ), foi adaptado pela área técnica da Raízen para executar a operação no aeroporto, com equipamentos montados pela Rucker, pioneira no País em equipamentos de abastecimento de aeronaves e movimentação aeroportuária. O veículo é zero emissões e proporcionará uma redução de até 50% nos custos anuais com abastecimento, em comparação com o caminhão a combustão. Além disso, ele zera os custos com abastecimento de óleo diesel e consumo de Arla, bem como traz uma significativa redução nos preços com manutenção e poluição sonora.

“Estamos muito felizes em poder iniciar a conversão da nossa frota nos aeroportos e poder contar com um modelo de caminhão elétrico com alto nível de segurança, que certamente servirá como referência para os próximos que virão”

Juliano Tamaso, vice-presidente de Supply Chain da Raízen.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?