LATAM elimina 88% dos plásticos de uso único a bordo de suas aeronaves

A LATAM encerrou o primeiro semestre de 2023 com um importante marco e avanço em sua estratégia de sustentabilidade: a eliminação de 88% dos plásticos de uso único a bordo de suas aeronaves.

O montante representa 1,6 mil toneladas do material que deixou de ser utilizado, o equivalente a 266 milhões de sacolas plásticas. A empresa implementou iniciativas de substituição do material com materiais orgânicos e reutilizáveis a bordo.

Entre as iniciativas, estão a mudança dos materiais empregados no serviço de bordo (copos, talheres e bandejas) da cabine Economy, substituídos agora por materiais mais sustentáveis como talheres de fibra de bambu, bandejas reutilizáveis, embalagens de papel kraft e copos de papel sustentável certificado. A proposta é acrescida das mudanças realizadas na cabine Premium Business, que incluem a incorporação de bolsas reutilizáveis para comportar os elementos de descanso junto aos novos amenities kits ecológicos para os passageiros.

Os projetos estão presentes em todas as rotas internacionais regionais e de longo alcance do Grupo LATAM.

“Nosso compromisso é eliminar 100% dos plásticos de uso único até 2023 e transformarmos a LATAM em uma companhia zero resíduos para aterros sanitários até 2027. Há dois anos, deixamos o modelo linear para a adoção da Economia Circular, transformando e dando nova vida aos resíduos. Nosso objetivo é adotar cada vez mais iniciativas que permitam reduzir nosso impacto e contribuir com o meio ambiente”

Estela Espinoza, Gerente de Experiência do Grupo LATAM

A companhia também tem incluído outras ações de reciclagem e reutilização. Em voos domésticos do Chile, Peru, Colômbia e Equador, a empresa conta com o programa “Recicle sua Viagem”, em que os comissários de bordo recolhem os plásticos e latas utilizados a bordo. No caso da Colômbia, este processo é realizado em solo. Por sua vez, em parceria com mulheres empreendedoras e entidades parceiras, o grupo continua com seu programa de upcycling de uniformes no Peru, Chile, Colômbia, Equador e Brasil, dando uma nova utilização para os uniformes que seriam descartados.

Todas essas iniciativas fazem parte da estratégia de sustentabilidade do grupo, cujas metas incluem: ser zero resíduos para aterros sanitários até 2027, reduzir e compensar 50% das emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.

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