Veja onde estão os Airbus A350 que voaram na LATAM Brasil

Hoje presente na frota da Azul Linhas Aéreas, o Airbus A350 chegou ao Brasil em 2015 para voar na então TAM Linhas Aéreas (atual LATAM Brasil). De matrícula PR-XTA, o pioneiro foi incorporado em dezembro daquele ano com o adesivo “Primeiro A350 XWB das Américas”. Na sequência, em março e maio de 2016, chegaram mais dois: PR-XTB e PR-XTC. Os três foram os únicos a voarem com as cores da TAM, visto que os demais exemplares que chegaram posteriormente já vieram com a pintura da LATAM.
Enquanto registrados no Brasil, os bimotores ficavam responsáveis por diversas rotas, como Guarulhos-Nova York, Guarulhos-Paris ou Guarulhos-Madri. No entanto, com a chegada da pandemia em 2020, a empresa repensou seus planos e decidiu retirar seus 13 A350 de serviço. Ademais, a LATAM cancelou o restante da encomenda junto à Airbus, que ainda envolvia seis A350-1000 e mais quatro A350-900.
Os últimos A350 nas cores da LATAM deixaram o Brasil em 2021. Alguns encontraram uma nova casa, outros estão armazenados. Confira mais detalhes:
Matrícula | Status |
PR-XTA | ativo na Delta Air Lines como N568DZ |
PR-XTB | ativo na Delta Air Lines como N569DZ |
PR-XTC | estocado / será incorporado pela Lufthansa |
PR-XTD | estocado / será incorporado pela Lufthansa |
PR-XTE | ativo na Delta Air Lines como N570DZ |
PR-XTF | ativo na Delta Air Lines como N571DZ |
PR-XTG | estocado / será incorporado pela Lufthansa |
PR-XTH | ativo na Delta Air Lines como N572DZ |
PR-XTI | ativo na Delta Air Lines como N573DZ |
PR-XTJ | ativo na Delta Air Lines como N574DZ |
PR-XTK | ativo na Delta Air Lines como N575DZ |
PR-XTL | ativo na Delta Air Lines como N576DZ |
PR-XTM | estocado / será incorporado pela Lufthansa |
LEIA TAMBÉM: Veja por onde andam as aeronaves que voaram na Avianca Brasil
A grande maioria encontrou uma nova casa nos Estados Unidos e voam atualmente na Delta Air Lines. Os quatro que se encontram estocados, em breve deverão ser incorporados pela Lufthansa.
Você chegou a voar no A350 da LATAM? Conte para nós:
Para mim, péssima escolha dos chilenos que compraram a TAM. Acho o A350 bem superior ao B787 e muito mais compatível com o todo da frota da laTAM. Pena que os chilenos tomaram conta da nossa principal Cia aérea.
Pena que a Latam tenha tomado a decisão de devolver os A350. Excelente aeronave, extremamente confortável.