United cria parceria para combustível sustentável a base de etanol

A United Airlines, Tallgrass e Green Plains Inc. anunciaram hoje uma nova joint venture — Blue Blade Energy. A parceria, liderada pela United, tem o intuito de desenvolver e, depois, comercializar uma nova tecnologia de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) usando etanol como matéria-prima. Se a tecnologia tiver sucesso, espera-se que a Blue Blade prossiga com a construção de uma instalação-piloto em 2024. Depois que conseguirem isso, passarão por uma instalação de grande escala, que poderá iniciar as operações comerciais em 2028. O contrato de aquisição prevê fornecimento de SAF suficiente para a realização de mais de 50.000 voos anuais entre os aeroportos centrais da United em Chicago e Denver.

A nova tecnologia SAF da Blue Blade teve seu desenvolvimento realizado por pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL), do Departamento de Energia dos EUA. O PNNL é um centro de referência em inovação tecnológica em energia sustentável. O SAF, que usa matéria-prima não petrolífera, é uma alternativa de baixo carbono ao combustível de aviação tradicional. Isso porque ele oferece até 85% menos emissões de gases de efeito estufa do que o tradicional.

Se a tecnologia for comercializada, a localização da fábrica inicial da Blue Blade será estratégica. Isso porque a localização permitirá fácil acesso à matéria-prima de baixo carbono das instalações de produção de etanol da Green Plains no centro-oeste dos EUA. Embora a instalação inicial do SAF pretenda usar etanol, a tecnologia tem a capacidade de funcionar com qualquer matéria-prima à base de álcool como fonte de combustível.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?