Novos aviônicos passam a ser obrigatórios no Brasil

Com objetivo de aperfeiçoar a segurança de vôo, a Agência Nacional de Aviação Civil exigirá nos próximos anos, que as aeronaves brasileiras utilizem obrigatoriamente alguns aviônicos (equipamentos eletrônicos que ajudam na pilotagem e navegação das aeronaves). O EGPWS/TAWS (sistema de alerta que antecipa possível colisão com o solo ou obstáculos, como montanhas), será obrigatório a partir de 2008 e o ELT Sar Sat (sistema que envia sinal de rádio para facilitar a identificação da aeronave em caso de acidente), será obrigatório a partir de 2009. Neste contexto, a Líder oferece completa infra-estrutura e está habilitada a executar as atualizações em aeronaves executivas, como a modernização de painéis de instrumentos, com as novíssimas tecnologias Glass Cockpit (painel digital). Hoje é possível deixar uma aeronave usada, com a mesma tecnologia de aviônicos de uma aeronave nova. Outro equipamento disponibilizado pela Líder é o TCAS, que é muito importante na operação e eficaz na prevenção de colisão entre aeronaves. O sistema permite que o piloto possa ver no seu ND (Navigation Display) ou tela de navegação, as aeronaves que o circundam, com informações de altitude (acima ou abaixo, em centenas de pés) e se está subindo, nivelado ou descendo. 23/10/07

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