Nota de pesar: ABEAR lamenta o falecimento de Eduardo Sanovicz

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) comunicou hoje (2) o falecimento de Eduardo Sanovicz, um dos fundadores da entidade, onde exerceu o cargo de presidente de 2012 até maio de 2023, quando passou a exercer o cargo de presidente executivo do Conselho Deliberativo da instituição. Sanovicz era casado, pai de três filhas e um filho. Era graduado em História e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). A ABEAR expressa seus sentimentos aos familiares e amigos.

Reconhecido como uma das principais lideranças da aviação comercial brasileira nos últimos 11 anos, é notória também a contribuição de Sanovicz para o desenvolvimento do setor de Turismo e, consequentemente, para o fortalecimento social e econômico do país. Em 2003, a convite do recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, passou a presidir a Embratur, órgão do governo responsável pela promoção do Brasil no exterior. Lá, elaborou o Plano Aquarela e a marca Brasil, que está sendo utilizada na atual gestão do governo Lula e de Marcelo Freixo à frente da Embratur. Sob sua gestão, a Embratur registrou, em 2006, recorde de entrada de dólares no país, de mais de US$ 4 bilhões naquela época.

Antes da Embratur, Sanovicz foi diretor de Turismo da cidade de Santos, em 1993, onde foi um dos responsáveis pela implementação de planos de recuperação do Turismo da cidade. Entre 1997 a 2000, Sanovicz foi diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau, atualmente conhecida como Visite SP. De 2001 a 2003, foi presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, atual SP Turis.

Após a Embratur, Sanovicz foi diretor da Reed Exihbitions Alcantara Machado, unidade brasileira da então maior empresa mundial de promoção e organização de feiras e eventos. Nessa época, também foi eleito vice-presidente da ICCA (International Congress & Convention Association), entidade global do setor de eventos.

Em 2012, Sanovicz foi convidado para ser o presidente da ABEAR, a representação institucional da aviação comercial brasileira, fundada, à época, pela AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (atual LATAM BRASIL) e TRIP (posteriormente incorporada à AZUL). Em 2023, quando celebrou 30 anos de dedicação ao Turismo, Sanovicz refletiu sobre tantas conquistas: “Nessa altura da vida me permito falar de forma muito sincera: eu só acredito no Turismo como forma de reduzir a miséria e a pobreza nesse país. A gente precisa entender para o que serve o nosso trabalho, e com isso a qualidade de entrega pode ser muito melhor. Para crescermos [como país], precisamos que todo cidadão brasileiro tenha café, almoço, jantar, casa, saúde e educação, senão podemos parar por aqui mesmo. Na minha cabeça é para isso que a gente funciona”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?