Lufthansa testa sistema de pintura capaz de reduzir resistência aerodinâmica

Um novo tipo de camada externa poderá reduzir sensivelmente o consumo de combustível dos aviões. É o que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Airbus Operations. Seu modelo é a pele de tubarões, cujas escamas são feitas de forma a diminuir sensivelmente a resistência ao atrito. A Lufthansa está testando a estrutura de verniz sob condições ambientais reais desde julho deste ano em dois jatos A340-300. A geometria de superfície da pele do tubarão é composta por costelas muito finas aliadas a pontas afiadas. Os microscópicos sulcos produzem fluxos bem próximos à pele, reduzindo a resistência ao atrito. Pretende-se agora, usar este efeito aerodinâmico para melhorar as características do fluxo em aviões. A turbulenta resistência ao atrito é produzida pelos pequenos movimentos transversais do fluxo na superfície do avião. Por meio de uma microestrutura otimizada para aplicações técnicas, parecida com a da pele do tubarão, a resistência ao atrito contra a parede é reduzida em até 8%. No caso de um avião comercial de longa distância, isso pode significar uma economia de combustível de até 2%. 30/09/11

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