Conheça os três Boeing 727 ainda em operação no Brasil

O Boeing 727 é um velho conhecido no Brasil e em décadas atrás era a espinha dorsal de empresas como a Varig, TransBrasil, Cruzeiro e Vasp.

Com aeronaves mais econômicas e tecnológicas disponíveis no mercado, o trijato da Boeing está cada vez mais raro de se encontrar e a maioria dos que estão ainda ativos ao redor do planeta são cargueiros. Aqui no Brasil ainda existe um trio de 727 em atividade, todos voando pela mesma operadora: a Total Linhas Aéreas.

Conheça mais detalhes dos três 727s remanescentes no Brasil:

  • PR-TTO: 

    Fabricado em 1976, a Hughes Airwest foi a primeira operadora deste exemplar. Posteriormente, o trijato voou na Republic Airlines e também na Northwest Airlines. Em 1997, a aeronave passou pela conversão para cargueira e foi incorporada pela Express One. De 2001 a 2007 voou na CAT. Em seu tempo nos Estados Unidos, mesmo trocando várias vezes de empresa, o jato manteve a mesma matrícula: N721RW. Em 2007, o Boeing veio voar no Brasil como PR-TTO pela Total Linhas Aéreas, onde continua ativo até hoje. Ele é o 727 mais antigo do trio atual.

727 200F TOTAL CARGO SBPA 37193960854
Foto: Rafael Luiz Canossa
  • PR-TTP:

    Fabricado em 1978, o atual PR-TTP também começou sua carreira na norte-americana Hughes Airwest, mas acabou voando em ainda mais empresas que seu “irmão” mais velho. O trijato passou pela Philippine Airlines (1979-1981), Republica Airlines (1981-1985), Northwest Airlines (1986-1996), Pegasus Aviation (1996), Ecuatoriana (1996-2000), Pegasus Aviation (2000) – conversão para cargueiro – Express One (2000-2001), Pegasus Aviation (2001), LAB – Lloyd Aéreo Boliviano (2003-2006) e Pegasus Aviation (2006). O trijato finalmente chegou na Total em 2007, sendo incorporado em 19/08/2007.

TOTAL 727
Foto: Fábio Passalacqua
  • PR-TTW:

    Seu primeiro voo aconteceu em 11/07/1980. Incorporado como N807EA, o trijato iniciou sua carreira na Eastern Airlines e em 1992 foi voar na Sunbird Airways. No ano seguinte, foi convertido para cargueiro e passou a fazer parte da frota da Arrow Air. Entre 1995 e 1999 foi voar na Europa como F-GKDY na Europe Airpost e depois voltou aos EUA para operar na Pacific International Airlines. Antes da Total, o trijato voou na DHL (Astar Air Cargo) e em 2010 chegou ao Brasil.

    PP TTW Boeing 727 225 AdvF TOTAL Cargo Salvador Bahia Airport


    Um quarto e um quinto Boeing 727 poderiam ampliar a frota do modelo no Brasil nas cores da Asas Linhas Aéreas, que recebeu seu primeiro exemplar do trijato, PR-IOC, em 2021. No entanto, a aeronave jamais voou regularmente e está em manutenção/estacionada em Brasília desde novembro de 2021, sem previsão de entrada em serviço.

    -> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas