Conheça os três Boeing 727 ainda em operação no Brasil

O Boeing 727 é um velho conhecido no Brasil e em décadas atrás era a espinha dorsal de empresas como a Varig, TransBrasil, Cruzeiro e Vasp.
Com aeronaves mais econômicas e tecnológicas disponíveis no mercado, o trijato da Boeing está cada vez mais raro de se encontrar e a maioria dos que estão ainda ativos ao redor do planeta são cargueiros. Aqui no Brasil ainda existe um trio de 727 em atividade, todos voando pela mesma operadora: a Total Linhas Aéreas.
Conheça mais detalhes dos três 727s remanescentes no Brasil:
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PR-TTO:
Fabricado em 1976, a Hughes Airwest foi a primeira operadora deste exemplar. Posteriormente, o trijato voou na Republic Airlines e também na Northwest Airlines. Em 1997, a aeronave passou pela conversão para cargueira e foi incorporada pela Express One. De 2001 a 2007 voou na CAT. Em seu tempo nos Estados Unidos, mesmo trocando várias vezes de empresa, o jato manteve a mesma matrícula: N721RW. Em 2007, o Boeing veio voar no Brasil como PR-TTO pela Total Linhas Aéreas, onde continua ativo até hoje. Ele é o 727 mais antigo do trio atual.

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PR-TTP:
Fabricado em 1978, o atual PR-TTP também começou sua carreira na norte-americana Hughes Airwest, mas acabou voando em ainda mais empresas que seu “irmão” mais velho. O trijato passou pela Philippine Airlines (1979-1981), Republica Airlines (1981-1985), Northwest Airlines (1986-1996), Pegasus Aviation (1996), Ecuatoriana (1996-2000), Pegasus Aviation (2000) – conversão para cargueiro – Express One (2000-2001), Pegasus Aviation (2001), LAB – Lloyd Aéreo Boliviano (2003-2006) e Pegasus Aviation (2006). O trijato finalmente chegou na Total em 2007, sendo incorporado em 19/08/2007.

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PR-TTW:
Seu primeiro voo aconteceu em 11/07/1980. Incorporado como N807EA, o trijato iniciou sua carreira na Eastern Airlines e em 1992 foi voar na Sunbird Airways. No ano seguinte, foi convertido para cargueiro e passou a fazer parte da frota da Arrow Air. Entre 1995 e 1999 foi voar na Europa como F-GKDY na Europe Airpost e depois voltou aos EUA para operar na Pacific International Airlines. Antes da Total, o trijato voou na DHL (Astar Air Cargo) e em 2010 chegou ao Brasil.
Um quarto e um quinto Boeing 727 poderiam ampliar a frota do modelo no Brasil nas cores da Asas Linhas Aéreas, que recebeu seu primeiro exemplar do trijato, PR-IOC, em 2021. No entanto, a aeronave jamais voou regularmente e está em manutenção/estacionada em Brasília desde novembro de 2021, sem previsão de entrada em serviço.