CAPS é acionado em incidente com Cirrus Vision Jet nos Estados Unidos

Na sexta-feira passada, dia 9 de setembro, um Cirrus SF50 Vision Jet sofreu danos substanciais quando caiu em um terreno arborizado e pantanoso enquanto se aproximava do Aeroporto Kissimmee Gateway (KISM), perto de Orlando, Flórida. Antes de cair, o piloto acionou os sistemas de paraquedas do jato (CAPS – Cirrus Airframe Parachute System), projetado para retardar a descida e manter a aeronave em uma posição nivelada. A bordo, o piloto e um passageiro saíram ilesos, e um segundo passageiro sofreu ferimentos leves.

O jato decolou de Miami e estava se aproximando do aeroporto KISM quando encontrou “turbulência severa”, de acordo com o relatório preliminar da FAA, que investiga o incidente. Havia trovoadas com chuva forte na área de Orlando no momento do acidente, por volta das 15h15. A visibilidade foi relatada como 1,75 milha e o vento estava de 230 a 250 graus com 17 a 20 nós, e rajadas de 20 a 28 nós.

Embora o CAPS do Vision Jet tenha passado por testes significativos durante o desenvolvimento do avião – e a maioria dos pilotos do modelo efetuaram apenas o acionamento em treinamento em simulador -, essa é a primeira vez que o sistema foi utilizado no jato de forma real. Além do SF50, o CAPS é instalado nos monomotores a pistão da série SR da empresa. Segundo a Cirrus, mais de 230 pessoas foram salvas depois que o sistema de paraquedas foi empregado.

 

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