BelugaST transporta satélite da Airbus para a Flórida

A Airbus utilizou uma de suas aeronaves BelugaST para entregar o satélite Hotbird 13G. O equipamento construído pela Airbus para a Eutelsat, teve como destino final o Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida. Desde 2009 que o BelugaST não visitava os EUA – quando transportou o módulo europeu “Tranquility” da Estação Espacial Internacional.
Nesta última missão, o BelugaST usou 30% de combustível de aviação sustentável (SAF), tendo partido de Toulouse, na França. Após a chegada em solo americano, o equipamento foi lançado pelo foguete SpaceX Falcon 9. A Airbus lançou um novo serviço de carga aérea usando sua frota BelugaST.
Leia também:
- Novo sistema de carregamento do Beluga permite transportar cargas superdimensionadas
- Airbus reduz ainda mais o impacto ambiental de sua frota Beluga
- Airbus coloca em serviço o novo jato BelugaXL
A frota BelugaST está sendo substituída por seis BelugaXLs de nova geração, baseados na plataforma do A330-200, para apoiar o aumento da produção de aviões da Airbus. “A capacidade da Airbus de colocar em campo uma solução europeia autônoma é ressaltada pelo transporte de nossos satélites na exclusiva aeronave Beluga” , disse Jean-Marc Nasr, chefe de sistemas espaciais da Airbus.
Ele ainda frisou que assim que atingirem sua posição orbital, esses dois satélites, com sistemas de energia e controle térmico mais eficientes que seus antecessores, poderão transmitir mais de 1.000 canais de televisão em toda a Europa, norte da África e Oriente Médio. Eles também aumentarão a capacidade da Eutelsat de fornecer conectividade para mais de 135 milhões de pessoas, pois substituem três satélites Eutelsat atualmente em órbita.