ATSA do Peru será a primeira companhia a operar o Dash 8 cargueiro na América do Sul

A Aero Transporte S.A. (ATSA) do Peru se tornará a primeira operadora sul-americana a optar pelo programa de conversão de turboélice Dash 8-400 para a versão de carga. Atualmente, a ATSA opera dois Dash 8-400 de sua base no Peru, de onde apoia o setor de mineração do país.

O Dash 8-400 F-LCD é equipado com uma grande porta de carga. Além disso, ele também tem um sistema de carregamento que permite o transporte de contêineres ou paletes de dispositivo de carga unitária. Foi uma das três opções de conversão de carga lançadas formalmente por De Havilland no Farnborough Airshow 2022, juntamente com uma mudança rápida e uma opção de cargueiro de pacote.

A De Havilland interrompeu a produção do Dash 8 em 2021, mas a grande novidade foi o lançamento de conversões de carga no ano passado. Em Farnborough, anunciou opções de retrofit para aumentar a carga útil da aeronave em até 3.000 libras e aprimorar a cabine com recursos projetados para melhorar a experiência do passageiro, incluindo a instalação de um sistema ativo de redução de ruído e vibração, sistemas de entretenimento e conectividade.

De acordo com pesquisas de frota, existem atualmente 526 aeronaves Dash 8-400 e quatro cargueiros Dash 8-400 em serviço. A maioria dos Dash 8-400s tem atualmente entre 10 e 15 anos e as empresas WestJet Encore, Jazz Aviation e SpiceJet operam atualmente as maiores frotas Dash 8-400 do mundo, seguidas de perto pela Sunstate Airlines, Porter Airlines e Ethiopian Airlines.

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