Friendship One: o recorde do Boeing 747-SP em uma circum-navegação pelo globo

Era uma quinta-feira, 28 de janeiro de 1988, quando o Boeing 747-SP da United Airlines de matrícula N147UA partiu do aeroporto Boeing Field, em Seattle, às 19h14 (local). O voo ganhou o apelido de “Friendship One” e tinha como objetivo circum-navegar o globo terrestre em menos tempo que o recorde até então estabelecido de 45 horas.

A bordo, 141 convidados, incluindo Neil Armstrong, outras celebridades e também jornalistas. A tripulação estava formada por 18 integrantes. Duas bicicletas de academia e 37 colchões de espuma para exercício também foram embarcados no quadrimotor.

A primeira etapa foi até Atenas, na Grécia, onde o primeiro reabastecimento foi realizado. A Olympic Airways providenciou todo o serviço de solo sem custo algum. O quadrimotor então decolou para sua segunda parada: Taipé, em Taiwan.

Após cerca de 45 minutos em solo, o Friendship One partiu para Seattle, onde pousou às 8h45 da manhã (local) do dia 30 de janeiro. Ao todo, a operação percorreu 22.997 milhas (37.015 km) e durou 36h54min, estabelecendo um novo recorde global em uma circum-navegação pelo globo, mas que acabou durando pouco tempo. Em fevereiro do mesmo ano, um Gulfstream IV deu a volta ao mundo em menos tempo e, em 1992, a Air France quebrou o recorde ao circunavegar o planeta em 33 horas com um Concorde.

O bilhete para embarcar no Friendship One custou US$ 5.000 e o valor total acumulado foi doado para instituições de caridade.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?