41 anos da primeira decolagem do Saab 340

Em janeiro de 1980, a sueca Saab e a norte-americana Fairchild Aircraft anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma nova aeronave turbo-hélice focada em voos regionais.

O modelo foi lançado como SF340. A Fairchild ficou responsável por produzir seções, como por exemplo, as asas e a parte traseira, enquanto a Saab ficou com 75% dos custos do desenvolvimento, sistemas e certificação.

O primeiro voo aconteceu em 25 de janeiro de 1983, há exatos 41 anos. Comandado pelos tripulantes Per Pellebergs e Eric Sjöberg, o bimotor de matrícula SE-ISF decolou pela primeira vez de Tannefors, na Suécia, em uma gelada terça-feira. O voo teste durou 81 minutos e foi concluído com sucesso. A aeronave era um protótipo, mas estava pintada nas cores de duas clientes lançadoras: Air Midwest (lado direito) e Crossair (lado esquerdo).

“Fizemos todos os testes planejados. A aeronave se comportou bem, os motores, a navegação e os sistemas de comunicação funcionaram perfeitamente”

Palavras dos pilotos após o pouso

Com capacidade para acomodar até 34 passageiros, o SF340 chegou ao mercado balançando os planos da Embraer com o E120 Brasília, que também estreou na década de 80.

A primeira apresentação pública do modelo aconteceu ainda em 1983, na Le Bourget, em Paris.

No ano seguinte, a Crossair recebeu seu primeiro exemplar e estreou o SF340 em voos comerciais. A bordo da operação inaugural, estava o Papa João Paulo II. Em 1985, com já 40 unidades entregues, a Fairchild decidiu sair da parceria e o SF340 ficou somente nas mãos da Saab.

A aeronave ganhou encomendas importantes, como 115 unidades da American Eagle, outras 85 da Mesaba e também 47 da Northwest Airlink. Novas atualizações do turbo-hélice foram lançadas, com aprimorações na performance, capacidade e também versões cargueiras e militares.

Em comparação com o E120, o Saab 340 saiu na frente e teve um total de 459 exemplares produzidos (somando todas as versões) contra 357 unidades do bimotor brasileiro.

A produção durou até 1999 e a aeronave ainda continua ativa em locais como Austrália, Tailândia, Argentina, Canadá, Ilhas Cayman, entre outros. A REX Airlines é a maior operadora atual do Saab 340, com 57 exemplares em sua frota.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?