Textron entrega 3.000º Cessna Caravan; aeronave voará pela Azul Conecta

cessna caravan azul conecta 3.000

A Textron Aviation entregou hoje, nos Estados Unidos, o Cessna Caravan EX de número 3.000. A aeronave irá voar pela Azul Conecta, subsidiária da Azul, com a matrícula PS-CNH.

O número alcançado reforça o sucesso da família Caravan e consolida o modelo como o turbo-hélice mais popular do mundo. A fim de comemorar o marco histórico, a cerimônia de entrega contou com representantes da Azul Conecta e da Textron.

“Sou grato a clientes como a Azul Conecta, que confiram continuamente na família de aeronaves Caravan para cumprir suas missões, entregar soluções e melhorar vidas em todo o mundo”, afirma Lannie O’Bannion, vice-presidente de vendas da Textron.

Por outro lado, a aérea destaca que o sucesso do Caravan se dá graças às suas características únicas, como robustez, versatilidade e a possibilidade de operar em pistas curtas e não preparadas. “Esse número significativo atesta o sucesso da família Caravan e o compromisso da Cessna em fazer aeronaves que se adequam a todo tipo de missão. Motivo de orgulho para a fábrica e para cada um dos milhares de operadores satisfeitos com o turbo-hélice mais popular do mundo”, comemora Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva, que comercializa os aviões da Cessna no Brasil.

O Caravan

Ele foi concebido como um avião utilitário robusto e com baixo custo operacional. Assim, apresentaram um projeto para uso em áreas remotas, com mudanças climáticas extremas, terreno montanhoso e condições de pouso difíceis.

A versatilidade da aeronave se tornou conhecida em todos os cantos do mundo. Além disso, turbo-hélice tem utilidade nos mercados globais em diversas frentes, como governo, polícias, ambulância aérea, transporte de carga, corporações militares assim como organizações humanitárias.

No Brasil, o modelo é um dos preferidos no agronegócio e pela aviação regional, graças a possibilidade de levar até nove passageiros e muito peso, bem como operar em qualquer tipo de pista, chegando a locais onde a aviação regular não chega.

“O Caravan de número 3.000 voará orgulhosamente pelos céus brasileiros e conectará nossos 158 destinos, muitos dos quais só possíveis graças à sua utilidade e flexibilidade. Nossa frota é de mais de 25 Caravan, e estamos felizes em fazer parte desse importante marco”, comemora Flávio Costa, presidente da Azul Conecta.

Por fim, o Caravan tem configuração como interior executivo, o que proporciona um conforto sem igual, similar a muitos jatos de médio e grande portes. A aeronave é oferecida em quatro versões: Caravan 208, Grand Caravan EX 208B, Caravan Anfíbio e o Grand Caravan EX Anfíbio.

Linha do tempo

  • 1981    Cessna lança o projeto Caravan
  • 1982    Primeiro voo do protótipo do Caravan 208
  • 1984    Caravan 208 recebe a certificação da FAA
  • 1985    Cessna inicia as entregas do Caravan 208
  • 1985    Caravan 208 tem aprovação para voos na versão anfíbia
  • 1986    Caravan 208B Super Cargomaster recebe a certificação da FAA
  • 1990    Entrega da primeira unidade do Grand Caravan 208B
  • 1998    Entrega da 1.000ª unidade do Caravan 208
  • 1998    Cessna entrega a nova versão do Caravan 208, com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-114A avaliado em 675 cavalos de potência no eixo do motor
  • 2002   Entrega da 1.000ª unidade do Grand Caravan 208B
  • 2005   Entrega da 1.500ª unidade do Cessna 208B
  • 2008   Os aviônicos Garmin G1000 tornam-se padrão
  • 2008   TKS proteção de gelo passa a ser oferecida
  • 2013    Cessna começa entregar o Grand Caravan EX 208B com motor a Pratt & Whitney Canada PT6A-140 avaliado em 867 cavalos de potência no eixo do motor
  • 2017    Os aviônicos G1000 NXi tornam-se padrão nos modelos Caravan e Grand Caravan EX
  • 2022   A 3.000ª aeronave da família Caravan, um Grand Caravan EX, é entregue. Desta vez, para a brasileira Azul Conecta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas