Star Alliance cria plataforma de serviços digitais em parceria com a Accenture

Ferramenta promete aprimorar ainda mais a experiência de viagem dos passageiros por meio de soluções digitais

A Star Alliance anunciou o lançamento de uma Plataforma de Serviços Digitais (DSP) como primeiro passo para o aprimoramento geral dos serviços digitais e móveis oferecidos aos clientes que viajam pelas 28 companhias aéreas membros da rede. A ferramenta foi desenvolvida e implementada em parceria com a empresa Accenture, como parte da estratégia da aliança para melhorar ainda mais a jornada do cliente. A DSP pode coletar dados fornecidos por uma companhia aérea ou por terceiros, e disponibilizá-los a todas as operadoras membros, permitindo que elas os incorporem aos seus próprios aplicativos voltados para o passageiro. Em longo prazo, o objetivo é permitir que os viajantes utilizem o site ou aplicativo móvel de qualquer transportadora para obter todas as informações de que necessitam para viajar em várias empresas membros da Star Alliance. Uma vez que uma oferta de serviço esteja disponível na DSP, as companhias aéreas membros podem decidir individualmente se e quando as disponibilizarão para os clientes. Além de ajudar a desenvolver e implementar a facilidade, a Accenture está apoiando a Star Alliance com um trabalho contínuo para identificar os pontos e expectativas críticas do cliente. Como parte do desenvolvimento da DSP, a empresa incorporou uma metodologia de design thinking que se baseia em lógica, imaginação, intuição e raciocínio sistêmico para explorar possibilidades de benefícios e garantir os resultados desejados pelo usuário final. O ponto crítico para o desenvolvimento dos serviços da DSP é idealizar e desenvolver recursos de acordo com as perspectivas do cliente. O objetivo é identificar essas perspectivas mais frequentes ou a necessidade de melhorias quando os clientes viajam em uma ou mais companhias aéreas, bem como nos casos de interrupção do serviço. A DSP é parte integrante de uma estratégia mais ampla da Star Alliance para colocar o cliente no centro de suas atividades, especialmente porque os viajantes de hoje estão “sempre conectados” graças aos dispositivos móveis. Por isso, eles esperam serviços e informações atualizadas na ponta dos dedos para poderem controlar sua própria jornada. No ambiente do aeroporto, isso significa que a Star Alliance está oferecendo cada vez mais tecnologias de autoatendimento, por exemplo, no check-in de passageiros e de bagagem, bem como no portão de embarque.

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